Um sistema de freio em que não se pode confiar é muito perigoso. Assim, entender o que diminui a vida útil das pastilhas de freio é essencial, e nos ajuda a dirigir com mais consciência, evitando problemas no curto, médio e longo prazo.
O que diminui a vida útil das pastilhas de freio?
Primeiramente, precisamos saber que as pastilhas de freio são feitas de uma combinação de resina e metais em pó, projetadas para suportar altas temperaturas e estresse.
Elas funcionam entrando em contato com os discos de freio na roda do carro. Então, por meio do atrito, param o movimento, levando à frenagem do veículo. Neste processo, ambas as partes se desgastam em algum nível e, por mais que sejam projetadas para resistir a isso, com o tempo apresentam problemas.
Mas há fatores que podem levar a um nível de desgaste mais intenso, até mesmo anormal.
Dirigir muito na cidade
-
O tipo de ambiente em que o veículo é conduzido pode afetar significativamente a vida útil das pastilhas de freio. Afinal, carros que são predominantemente utilizados em cidades, onde há uma frequência maior de paradas e partidas, tendem a ter suas pastilhas mais desgastadas.
-
Isso ocorre devido ao constante acionamento dos freios, gerando atrito de forma mais recorrente e, consequentemente, um desgaste mais rápido das pastilhas.
-
Nas estradas, por sua vez, os freios são ativados muito ocasionalmente, levando a menos desgaste no mesmo período de tempo e distância percorrida.
Veja também: “Manutenção: condição do fluido de freio pode interferir na frenagem correta do seu carro“
Pilotagem agressiva
-
Uma direção mais agressiva, que envolve acelerações bruscas e frenagens abruptas, está diretamente relacionada a um maior desgaste das pastilhas de freio. Podemos imaginar o porquê, não é?
-
Nestes casos, exige-se muito mais dos freios, com acionamentos constantes e em altas velocidades. Logo, o desgaste promovido é muito mais intenso, o que pode diminuir consideravelmente a vida útil das pastilhas.
Qual a vida útil de uma pastilha de freio?
-
A vida útil média das pastilhas de freio é entre 30 e 40 mil quilômetros rodados. No entanto, isto pode variar bastante dependendo do estresse colocado sobre elas, volume de acionamentos e condições de pilotagem, o que depende do perfil do motorista e condições ambientais.
Agora que você já sabe o que diminui a vida útil das pastilhas de freio, pode se atentar mais a como dirige. Afinal, não há muito o que fazer – é manter as revisões em dia e se policiar para evitar práticas que podem danificar os componentes do veículo.