Uma viagem de carro na Páscoa pode ficar bastante comprometida se você dirigir com pneus murchos ou caso ocorra o temido superaquecimento do motor.
Por isso, o Garagem360 traz uma espécie de checklist para que você confira diversos elementos que são essenciais antes de pegar estrada. As orientações são da Zapay.
O que verificar antes de uma viagem de Páscoa?
Pneus
Dirigir com pneus murchos aumenta o risco de acidentes e consumo de combustível. Além disso, a estabilidade fica comprometida.
Por isso, recomendamos que o condutor confira se os pneus estão calibrados corretamente. Também é importante analisar se a profundidade do sulco está correta.
Os condutores devem avaliar ainda se há sinais de desgastes, rasgos ou deformações. Em caso positivo, troque os pneus antes de pegar a estrada.
Freios
A falta de manutenção preventiva neste item do carro faz com que a frenagem perca a sua eficiência. Para evitar isso, lembre-se de verificar o estado das pastilhas.
Em paralelo, observe a condição atual dos discos e tambores, bem como a pressão do fluido de freio. Aqui, vale a mesma orientação dos pneus. Se necessário, faça a substituição das peças desgastadas e troque o fluido do freio.
Leia também:
Sistema de resfriamento
O superaquecimento do motor traz bastante estresse para o motorista e, em alguns casos, é capaz até de acabar com a sua diversão. Isso porque, os danos provocados por essa condição são graves.
Entre os mais comuns, o Garagem360 destaca danos nos componentes internos. Para piorar, pode até causar um incêndio.
Ficou assustado? Calma! Para evitar esses problemas, você deve verificar:
-
Nível do líquido refrigerado;
-
Mangueiras;
-
Correias.
Se preciso, a orientação é que você troque as peças danificadas e substitua o líquido de refeitório.
Você vai gostar: 1, 2, 3… até 7 destinos para você conhecer de carrp nesta Páscoa no estado de SP
Sistema elétrico
Uma das principais funções do sistema elétrico é dar a partida no motor a combustão. Se a bateria estiver descarregada, a sua viagem já começa com o pé esquerdo, pois será necessário fazer a famosa “chupeta” ou trocar a bateria.
Portanto, para não ser pego de surpresa, verifique não só o estado da bateria, mas também o alternador e fusíveis.
Além disso, veja se os faróis, lanternas e piscas estão em boas condições, sobretudo em regiões do país onde as tempestades estão bastante frequentes, como é o caso de São Paulo e Rio de Janeiro.
⚠️ Fique atento: entenda como usar o farol na estrada de maneira correta e evite multas
Filtragem de óleo
Por fim, e não menos importante, confira se o óleo lubrificante está em bom estado. Assim, você evita o desgaste prematura das peças. Então, para aumentar a performance do motor na estrada, verifique o nível e a coloração do óleo, bem como as condições dos filtros de óleo e ar, combinado?
Confira também: Waze conta com 6 novas atualizações que prometem facilitar a vida no trânsito