Os carros MAIS EFICIENTES do Brasil em 2024 por categoria

Acaba de sair um novo relatório dos carros mais eficientes do Brasil em 2024. A análise, que é super detalhada, já está disponível para o público e nos revela dados muito interessantes sobre o aproveitamento dos modelos.

BYD Dolphin
O BYD Dolphin é uma estrela e não para de mostrar qualidades (Imagem: Garagem360)

Elétricos dão show entre os carros mais eficientes do Brasil

Há anos que a busca por eficiência energética e redução de emissões se tornou uma prioridade na indústria automobilística. Assim, ano após ano vemos avanços tecnológicos significativos, estimulados pela conscientização dos consumidores.

Um dos pontos cruciais nesse cenário é o quão bem se utiliza a fonte de energia, seja ela elétrica ou combustível fóssil.

Agora, um novo relatório nos revela como os carros vendidos no Brasil estão desempenhando neste quesito.

Os resultados são divulgados por órgãos como o Inmetro, o Programa Brasileiro de Etiquetagem e o Ibama, incluindo índices como consumo energético e emissão de carbono.

Como veremos, os elétricos se destacam. Afinal, utilizam uma fonte de energia altamente eficiente e não emitem gases poluentes durante o uso.

Os resultados são dados em diversos parâmetros. No entanto, o principal é o de consumo energético, ou seja, quanta energia o carro utiliza para se deslocar. A unidade de energia utilizada na avaliação é o Mega Joule.

Assim, a notação fica “MJ/km” – quantos Mega Joules de energia o carro precisa consumir para percorrer um quilômetro.

Médios

  • No segmento de carros médios, os elétricos dominam a lista de eficiência. O BYD Dolphin versão GS 180EV se destaca com um consumo energético baixíssimo de 0,42 MJ/km, o menor na classificação geral. Ele é seguido de perto pelo Hyundai Kona EV na versão EV39, com 0,44 MJ/km.

  • Já entre os modelos a combustão, o Chevrolet Onix Plus 1.0 apresenta um consumo de 1,42 MJ/km.

Compactos

  • Na categoria de compactos o Renault Kwid Intense lidera entre os modelos a combustão, com um consumo de 1,36 MJ/km, enquanto o Hyundai HB20 1.0 assume a segunda posição com 1,51 MJ/km.

  • Entre os compactos elétricos, o Mini Cooper S Eletric se sobressai com um consumo de 0,58 MJ/km. O resultado, muito abaixo dos anteriores, demonstra mais uma vez a vantagem desses veículos em termos de eficiência energética.

Veja também:Mais de 50 km/l: esse é o carro mais eficiente do Brasil, segundo o Inmetro

SUVs

Renault Kwid
O Kwid se mostrou um modelo super eficiente tanto na versão SUV quanto na compacto (Imagem: Divulgação/Renault)
  • Muita gente acha que os SUVs são muito gastadores, mas os carros campeões mostram que nem sempre isso é verdade. 

  • Por exemplo, o Renault Kwid 1.0, SUV compacto, apresentou um consumo de 1,36 MJ/km, liderando a categoria nos modelos à combustão. Enquanto isso, o Volvo XC40 P6 Recharge lidera os elétricos com belos 0,51 MJ/km. Nada mal para os SUVs apresentarem resultados melhores que os compactos.

Quais são os carros mais econômicos do Brasil?

  • O Renault Kwid é o carro mais econômico do Brasil, fazendo 15,3 km/L com gasolina e 10,8 km/L com etanol na cidade, e 15,7 km/L com gasolina nas estradas. Em seguida temos o Peugeot 208 Like 1.0 e o Chevrolet Onix 1.0.

Ver os elétricos como os carros mais eficientes do Brasil não é tanta surpresa. Afinal, já se sabe que estes modelos fazem uso super otimizado dos recursos. No entanto, a diferença impressiona, e prova como estes motores, e sua rápida evolução, da peça central no futuro da indústria e sociedade.

Adson Leonardo
Adson LeonardoOlá, sou Adson Leonardo, graduando em Letras - PT pela UNIMONTES, escritor, poeta, e trabalho com redação para WEB desde 2018. Nestes anos já escrevi sobre os mais diversos temas, com um carinho especial no campo das ciências, escrita criativa e jogos. No mundo dos carros e automobilismo me interesso especialmente pelas inovações e tecnologias que permeiam este setor sempre em movimento.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar