Os 5 carros usados IDEAIS para quem tem 18, 19 e 20 anos

Comprar um carro é um momento marcante na vida de qualquer jovem. É o pontapé para mais liberdade e independência, além de abrir um novo mundo de possibilidades. São muitas opções e por isso separamos os 5 melhores carros usados para quem tem 18, 19 e 20 anos. 

Para isso levamos em consideração facilidade de uso, manutenção, preço, entre outros fatores. Acompanhe!

Quais os melhores carros usados para quem tem 18, 19 e 20 anos? Foto: Divulgação
Quais os melhores carros usados para quem tem 18, 19 e 20 anos? Foto: Divulgação

Qual o carro ideal para quem acabou de tirar a carteira?

Presumindo que quem tem essa faixa de idade, tenha acabado de tirar a carteira de motorista ou tenha pouco tempo de prática. Se a pessoa só dirigiu o carro da autoescola, possivelmente teve aulas em um carro com direção hidráulica ou elétrica, vidros com acionamento a manivela e câmbio manual. Se você se adaptou bem a isso, beleza, vai ser melhor daqui para frente.

O ideal é manter o veículo com uma direção suave, semelhante ao que se usa nas aulas práticas. Quanto ao câmbio, mantenha o manual, ao menos que já tenha alguma vivência com automático. 

Agora em questão de manutenção, dê preferência aos modelos mais “difíceis de quebrar” e que tenham pouca demanda de cuidados. Ou seja, só precisa olhar os níveis de água e óleo, trocar os fluidos como manda o fabricante e as revisões básicas.

Quais os melhores carros usados para quem tem 18, 19 e 20 anos?

Dito isso, vamos aos modelos:

1. Fiat Uno

Pode ser o antigo (quadrado) ou o mais novo. Ambos são boas opções por conta do preço, facilidade de dirigir, economia de combustível, assim como a confiabilidade que ganhou ao longo dos anos no país.

Além disso, conta com mecânica simples, de fácil manutenção e com peças acessíveis.

Fiat Uno - Foto: Divulgação
Fiat Uno – Foto: Divulgação

2. Volkswagen Gol

Outro queridinho do público brasileiro é o Gol, que perdurou por anos como o carro mais vendido do Brasil. O hatch é sinônimo de qualidade, eficiência e confiabilidade. 

É econômico, fácil de manter e depois que saiu de linha ficou até mais barato. Com diversas opções de cores, versões e motorizações, o Gol vai atender a vários estilos e bolsos.

VW Gol - Foto: Divulgação
VW Gol – Foto: Divulgação

Leia também:

Go, Uno e Palio são os usados mais procurados do Brasil 

3. Chevrolet Celta

Esse mini tanque de guerra também está na lista. Compacto e prático, o Celta é uma opção para quem busca um carro barato, de motorização simples (e ser simples é ser genial) e com peças de reposição fáceis de encontrar.

Seu baixo consumo de combustível também é um ponto a ser considerado.

GM Celta - Foto: Divulgação
GM Celta – Foto: Divulgação

4. Renault Logan

Esse é para quem quer um modelo um pouco mais robusto que os anteriores, mas que ainda assim seja econômico e barato. 

O Logan é um sedan versátil, perfeito para quem precisa de um carro para levar toda a galera para um dia de diversão. Seu bom desempenho supera o design que pode ser visto como antiquado.

Renault Logan - Foto: Divulgação
Renault Logan – Foto: Divulgação

5. Fiat Argo

O Argo é para quem pode investir um pouco mais no primeiro carro. Leva vantagem sobre os outros por já ter controle de estabilidade e controle de tração.

Além disso, pode estar um pouco mais equipado dependendo do ano dos modelos antes citados, como ar-condicionado, vidros elétricos, airbags, entre outros.

Fiat Argo- Foto: Divulgação
Fiat Argo- Foto: Divulgação

Não gostou desses? Que tal esses outros de diferentes gerações:

  • Toyota Etios
  • Citroën C4
  • Nissan March
  • Fiat Mobi
  • Fiat Palio
  • Ford Ka
  • Ford EcoSport (dê preferência ao câmbio manual)

Dicas extras para os jovens motoristas

Vai comprar um carro, veja essas dicas para não errar:

  • Defina seu orçamento – antes de começar a pesquisar, é importante definir quanto você pode investir, o valor da parcela ideal se for financiado e quanto pode deixar guardado para emergências.

Isso vai te ajudar a reduzir mais suas opções e evitar frustrações. Além disso, lembre-se dos custos mensais de se ter um veículo, que incluem combustível, revisões, IPVA, entre outros.

  • Faça uma pesquisa completa – leia avaliações online, compare preços e converse com amigos/ familiares sobre indicações.
  • Busque ajuda profissional – um mecânico de confiança pode ajudá-lo na escolha. Ele vai avaliar o veículo para te dar certeza que não está “levando gato por lebre”.
  • Dirija com segurança – independente se é um novo motorista ou não, você precisa seguir as regras de trânsito, como usar sempre o cinto de segurança, respeitar as placas e nunca dirigir sob o efeito álcool ou drogas.

 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar