O retorno do gigante? Fiat Uno elétrico tem patente vazada. Será que vem ao Brasil?

Que lançamento histórico seria o Fiat Uno elétrico – e as coisas parecem estar se alinhando para isso! A expectativa vem junto de um recente vazamento de patentes na Itália, que mostram o retorno renovado de um modelo muito querido por lá e que equivale ao nosso Uno.

Novo Fiat Panda
O visual renovado está mais moderno e a par do que vemos nos carros elétricos (Imagem: alVolante.it)

Vazamento de patente na Itália indica possível Fiat Uno elétrico

Nos últimos dias a Itália se agitou com o vazamento de imagens inéditas da patente para um novo Fiat Panda. Essas não se referem apenas a uma atualização do modelo existente, mas sim a uma nova geração 100% elétrica, do icônico carro.

No entanto, o que nos interessa mesmo é que isto indica a possível chegada de um Fiat Uno elétrico no futuro, já que este modelo é o equivalente dele para o velho continente.

Lançado nos anos 80, o Panda é um nome de peso no mercado automobilístico europeu, sendo queridinho de muitos há décadas. Ele é um compacto popular e bem vendido, possuindo até mesmo uma versão 4×4.

Além de ter uma versão elétrica planejada, opções com motores a gasolina e híbridas também entram no círculo de rumores.

Este motor elétrico seria capaz de gerar 113 cv, com uma bateria de 44 kWh, proporcionando cerca de 320 km de autonomia no padrão WLTP.

Ainda segundo as informações vazadas, esta próxima geração do Fiat Panda pode ser global. Isto reforça ainda mais a possibilidade de um Uno elétrico, tomando ele como base e experimento no que tange aceitação e vendas.

No ano passado, Olivier François, CEO global da Fiat, já havia dado um spoiler sobre o retorno de um popular carro europeu da marca em versão elétrica no ano de 2024. Assim, com esse vazamento de agora, podemos crer que ele falava sobre o Panda.

As fotos e informações foram dadas pelo portal alVolante.it.

O que podemos ver nas imagens vazadas

  • As imagens sugerem que este novo Fiat Panda elétrico será baseado no Citroën e-C3. Isto porque algumas semelhanças entre os modelos podem ser observadas no formato das portas, retrovisores e pára-brisas.

  • No entanto, o design será único e renovado. Primeiramente, a frente apresenta uma superfície lisa, faróis pequenos e uma barra preta na parte inferior do para-choque.

  • Na traseira, por sua vez, vemos uma área preta destacada, além de lanternas quadradas com uma barra ligando uma à outra. Esta é uma abordagem moderna e chamativa que diferencia o veículo dos demais.

Veja também: Até os hatches mais vendidos não são uma ameaça para esse carro da Fiat

Produção na América do Sul é esperada

Novo Fiat Panda visto de trás
Novas linhas deixam o visual mais dinâmico (Imagem: alVolante.it)
  • Enquanto a previsão inicial é de produção do Fiat Panda na Sérvia, no caso para o mercado europeu, rumores apontam para a possível expansão para a América do Sul. Porém, as chances de isso ocorrer até o final de 2024 são consideradas baixas.

  • Ainda assim, essa possível vinda para cá aumenta as expectativas para o Fiat Uno elétrico se tornar realidade. Se isso acontecer, seria um forte apelo de marketing, mas também uma grande responsabilidade para a marca corresponder às expectativas sobre um modelo tão histórico.

Tem Fiat Panda no Brasil?

  • O Fiat Panda nunca veio para o Brasil, pois é o equivalente europeu do Uno, vendido aqui. No entanto, o carro fez uma expedição na Amazônia como parte de uma campanha de marketing.

É difícil não ficar animado com a possibilidade de um Fiat Uno elétrico. Afinal, o nome carrega peso, e é sinônimo de qualidade, acessibilidade e de um carro bem feito. Que os rumores se confirmem e a marca traga essa lenda para a era da eletromobilidade da forma que todos nós desejamos.

Adson Leonardo
Adson LeonardoAdson Leonardo é redator desde 2018, escrevendo para blogs empresariais e temáticos, mídias sociais e perfis pessoais de executivos. Além disso, é escritor, poeta e apaixonado por ciência. Aliando suas habilidades narrativas com o olhar afiado para dados, seu foco é criar textos sólidos, que engajam, educam e guiam o leitor pelo tema abordado.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar