Onix Plus ou HB20S: veja quem leva a melhor no duelo das novas gerações

Os dois líderes do mercado foram renovados nos últimos dias. Quase ao mesmo tempo, Chevrolet e Hyundai apresentaram as novas gerações de Onix e HB20...

Os dois líderes do mercado foram renovados nos últimos dias. Quase ao mesmo tempo, Chevrolet e Hyundai apresentaram as novas gerações de Onix e HB20, respectivamente.

E houve até mesmo uma pitada de superstição: os dois carros foram revelados nas mesmas cidades de apresentação das primeiras gerações, já que Porto Alegre (RS), no caso da Chevrolet, e Comandatuba (BA), a escolha da Hyundai, deram sorte para os modelos anteriores.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

O Garagem360 esteve nos dois lançamentos e pode conhecer de perto as novidades. Como só havia o modelo três volumes do Onix para teste, este comparativo coloca frente a frente as duas carrocerias sedãs dos carros mais vendidos no Brasil. Ambos foram avaliados nas versões mais completas – também as únicas disponíveis para a imprensa.

Onix Plus ou HB20s: o duelo

É curioso notar como cada marca adotou uma estratégia diferente. Enquanto a Chevrolet apostou em um modelo maior e com uma nova plataforma, a Hyundai optou por melhorar a base atual de seu modelo.

Com isso, o salto do Onix Plus, comparado ao finado Prisma, foi maior que o do HB20S de segunda geração. Nas dimensões, o veículo da marca americana agora tem 4,67 m, 21 cm maior que o rival de origem sul-coreana, que tem 4,26 m de um para-choque ao outro.

A distância entre-eixos também é maior no Onix Plus: 2,60 m contra 2,53 m do Hyundai. Isso explica o melhor espaço para quem viaja no banco de trás do Chevrolet, principalmente os adultos com longas pernas.

Embora maior, o sedã da empresa da gravata perdeu alguns litros no porta-malas. Se antes o (agora) antigo Prisma tinha capacidade de 500 l, no novo carro a litragem caiu para 469 l. Nesse ponto, houve melhora no HB20S, que foi de 450 l para 475 l.

Ao volante

As versões mais completas dos concorrentes apostaram no motor 1.0 turbo de três cilindros acoplado a uma transmissão automática de seis marchas. O Hyundai é um pouco mais potente, rendendo 120 cv, enquanto que o modelo da Chevrolet tem 116 cv de potência máxima. Ambos são bons de guiar, mas o HB20S oferece uma melhor dirigibilidade, embora o Onix Plus tenha quase empatado nesse quesito, mas o coreano ainda está à frente.

É notável a evolução do Chevrolet, que peca apenas no banco um pouco menos confortável e com encosto interiço. No Hyundai a peça acomoda melhor o corpo e tem encosto de cabeça convencional, o que ajuda a encontrar uma posição ideal de modo mais fácil. Ambos contam com um bom acerto de suspensão e têm bastante estabilidade na estrada, com a carroceria de ambos grudando no asfalto ao fazer curvas mais velozes.

Equipamentos e cabine

A lista de série dos dos sedãs é semelhante, mas cada um tem tecnologias exclusivas. O HB20S tem o aviso de saída de faixa, que funcionou bem durante o teste, além do sistema de frenagem de emergência, que pode parar o carro completamente caso o motorista esteja até 50 km/h. O Onix Plus oferece seis airbags de série em todas as versões, tem carregador wireless, WiFi a bordo, alerta de ponto cego e o recurso que faz balizas de modo autônomo. Além desses itens, há direção elétrica, ar-condicionado digital, central multimídia, controle de cruzeiro, e limitador de velocidade em ambos.

LEIA MAIS: Andamos: Chevrolet Onix Plus evolui em todos os aspectos

Andamos: Novo Hyundai HB20 melhora dirigibilidade e evolui com o novo motor turbo

Por serem os modelos mais caros, o acabamento também é caprichado, mesmo utilizando bastante plástico. Há detalhes bicolores no interior dos dois, sendo que o carro da Chevrolet pode ter partes em caramelo ou cinza, de acordo com o gosto do freguês. A Hyundai apostou em tons mais claros para seu sedã, cujo acabamento é em um tom próximo ao branco.

Quem vence?

Embora seja melhor ao volante, o Hyundai HB20S é mais caro (R$ 81.290 contra R$ 76.190) e não conta com seis airbags nem mesmo no modelo mais completo. Por ser mais espaçoso, ter uma melhor relação custo-benefício, e oferecer mais bolsas infláveis, o Onix Plus larga na frente de seu rival nesse primeiro duelo.

Porém, ambos são bons carros e semelhantes até mesmo em desempenho e consumo. Design é algo subjetivo, mas as linhas mais “ousadas” do HB20 causaram mais polêmica do que as do modelo da Chevrolet. Sendo assim, fica a critério de cada um julgar qual é o mais atraente ao olhar.

Na galeria, confira os dois lançamentos em detalhes.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Leo Alves
Escrito por

Leo Alves

Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.

ASSISTA AGORA