Andamos: Chevrolet Onix Plus evolui em todos os aspectos

Na última quinta-feira (12), a Chevrolet apresentou a nova geração do Onix, carro mais vendido do Brasil. Sempre é um desafio...

Na última quinta-feira (12), a Chevrolet apresentou a nova geração do Onix, carro mais vendido do Brasil. Sempre é um desafio lançar um sucessor para um líder. A Volkswagen teve o mesmo dilema há 11 anos, quando lançou o Gol atual para o lugar do então líder modelo de segunda geração (chamado comercialmente de G4).

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

No caso do carro da VW, a mudança foi um sucesso e manteve o Gol na liderança de mercado até 2013. E, ao menos nesse primeiro contato com o novo Onix, tudo indica que o modelo vai seguir na ponta do mercado brasileiro.

Chevrolet Onix Plus: evolução

Por enquanto, apenas o modelo sedã foi liberado para o teste da imprensa. Para conhecer melhor o modelo, a equipe do Garagem360 fez um trajeto de aproximadamente 100 km, entre Porto Alegre e o Parque Eólico Osório, no Rio Grande do Sul, a bordo da versão Premier do Onix Plus.

Ao volante, é notória a evolução da nova geração. O banco tem melhor posição para dirigir, embora siga um pouco alto e tenha o encosto de cabeça inteiriço. Visualmente até passa uma impressão mais esportiva, porém a ideia é economizar recursos, mesmo. Apesar deles detalhes, a peça acomoda melhor o corpo e não cansa o condutor.

Outra boa mudança foi no quadro de instrumentos. Ele passou a ter o marcador de velocidade analógico, em substituição ao digital. No meio, a tela do computador de bordo é digital e oferece bons recursos, como o medidor de consumo e o mostrador de velocidade adicional.

O volante também é novo e oferece boa empunhadura. A base chata deixa o visual mais esportivo, além de aumentar o espaço para as penas.

Comportamento apurado

Com 116 cavalos, o motor 1.0 Ecotec turbo dá conta do recado. Ele faz o sedã embalar com gosto, sendo bem linear. Apenas nas retomadas houve uma pequena demora para ganhar velocidade, mas nada que fruste o motorista. O câmbio automático de seis marchas forma uma boa dupla, mas faltaram as borboletas para a troca manual atrás do volante. Para fazer as mudanças por conta, o motorista precisa utilizar o botão posicionado na alavanca.

LEIA MAIS: Novo Chevrolet Onix é lançado: preços ficam entre R$ 51.590 e R$ 76.190

Veja as primeiras imagens do novo Chevrolet Onix

O comportamento dinâmico foi outro ponto que evoluiu. O Onix está mais gostoso de guiar, sendo estável, mas confortável. Ele absorve bem as irregularidades do solo, porém mantém a carroceria firme em alta velocidade.

Durante nossa viagem, o sedã cerca de 15 km/l, segundo o computador de bordo, número próximo ao aferido pelo Inmetro, que foi de 17 km/l.

Tudo para seguir líder

A Chevrolet adotou uma estratégia ousada: mudou o Onix completamente, mas manteve os preços. Mais seguro, espaçoso e recheado, ele tem tudo para seguir na liderança. Seu principal rival, o Hyundai HB20, terá a nova geração apresentada hoje (16) – com cobertura do Garagem360 – , e pode ser o principal problema para o modelo da marca americana.

Além da melhoria dinâmica, é positivo todos os modelos terem seis airbags, controles de tração e estabilidade, e a nota máxima no Latin NCAP.

Resta saber como será a recepção do mercado para a nova família Onix. O sedã já está chegando nas concessionárias, enquanto o hatch estará à venda apenas em novembro.

Na galeria, confira mais detalhes do novo Chevrolet Onix Plus.

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Leo Alves
Escrito por

Leo Alves

Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.

ASSISTA AGORA