O que você faz se o carro elétrico ficar sem bateria na estrada? Soluções inteligentes

Com o aumento da popularidade do carro elétrico, muitas pessoas têm se perguntado o que fazer caso o veículo fique sem bateria na estrada. Embora a preocupação seja compreensível, existem soluções e medidas que podem ser tomadas para lidar com a situação. 

Carro elétrico
Carro elétrico sem bateria na estrada? É melhor se preparar para evitar. Foto: Freepik

Carro elétrico sem bateria na estrada? Veja as soluções

Antes de mais nada, vamos às soluções:

Planejamento prévio

A princípio, antes de pegar a estrada com um carro elétrico, é essencial planejar sua rota com antecedência.

VEJA TAMBÉM

Avalie o percurso, assim como as possíveis estações de carregamento ao longo do percurso e inclua as paradas para recarregar a bateria

Além disso, verifique também se há estações de carregamento rápido disponíveis, caso precise de uma recarga rápida. 

Conheça o veículo

Outro ponto que precisa de atenção são as características do veículo, principalmente seu alcance e autonomia.

Dessa forma é possível estimar a distância que pode percorrer sem ter que recarregar a bateria. 

Leve em consideração pontos como velocidade média, condições climáticas, bem como o terreno, pois isso pode afetar o consumo da energia do veículo. 

Use mapas e aplicativos

Atualmente, há uma série de aplicações e mapas que fornecem informações sobre estações de carregamento ao longo das estradas.

Antes de iniciar sua viagem, verifique se o seu aplicativo de navegação tem essa funcionalidade ou baixe um aplicativo específico para encontrar pontos de recarga próximos.

Carregador móvel

Em fevereiro deste ano, o empresário Nivton Rocha fez a maior viagem com um carro elétrico no país.

Na ocasião fez o percurso de Fortaleza (CE) até Gramado (RS) em um  BYD TAN, percorrendo um total de 13 estados em um total de 5 mil quilômetros.

Para isso, além do planejamento, ele levou consigo alguns carregadores para dar suporte quando estivesse longe de uma estação de recarga. 

Carregadores carro elétrico
Carregadores elétricos usados na viagem. Esses podem ser carregados previamente passar a energia para o carro. Foto: Divulgação

Chame um guincho

Se realmente não deu e a bateria acabou, não vai ter outro jeito. É hora de chamar o guincho.

Se você paga pelo seguro veicular e está incluso o guincho, ótimo, você pode pedir para que te leve até a próxima estação de recarga sem custo adicional. 

Se não tiver seguro, vai ter que recorrer a um guincho particular e desembolsar algum dinheiro. 

Entre em contato com o serviço de assistência

Se mesmo com planejamento prévio e carregador móvel, ainda assim ficar sem bateria na estrada, entre em contato com o serviço de assistência ao cliente do fabricante do veículo ou com o serviço de recarga emergencial. 

A princípio, muitos fabricantes oferecem esse tipo de assistência, oferecendo suporte ou encaminhando para a estação de carregamento mais próxima. 

Procure ajuda se ficar sem bateria na estrada

Não tem acesso a assistência? Procure um posto de gasolina ou estabelecimentos próximos quando a bateria estiver prestes a acabar.

Nem sempre esses estabelecimentos têm estações de recarga, mas tomadas sim. Vai demorar um pouco para a recarregar, no entanto é melhor do que ficar na estrada à míngua. 

Esteja preparado

Se não tiver um carregador portátil, a solução é um adaptador para tomada. Isso vai ajudá-lo a carregar seu veículo em qualquer tomada elétrica disponível, como uma residência que encontrar no caminho ou estabelecimento comercial. 

Embora ficar sem bateria seja uma situação estressante, ao seguir essas medidas de precaução, você consegue minimizar o impacto e encontrar soluções rápidas.

No mais, fique tranquilo para não estressar mais sua família ou quem estiver com você nessa aventura.

Vale conferir: Tem como carregar um carro elétrico em casa? Saiba como

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de viagens rápidas, mas sonho em viajar em um cosmic car para o espaço sideral.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar