O que faz reprovar no teste prático do Detran para categoria D
Confira aqui o que faz reprovar na prova da categoria D do Detran e dicas para se preparar e passar com tranquilidade!
Tem dúvidas sobre o que faz reprovar na prova da categoria D do Detran? Não se preocupe, iremos explicar tudo sobre a prova. Afinal, é preciso conhecer a fundo cada etapa para se preparar da melhor maneira possível.
O que faz reprovar na prova da categoria D do Detran
A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é dividida em categorias, onde cada uma define quais veículos a pessoa é habilitada a dirigir.
A categoria D é destinada ao transporte coletivo de passageiros em veículos cuja ocupação exceda 8 lugares.
Vans, micro-ônibus e ônibus entram nesta definição. Além disso, ela engloba o habilitado por todas as outras categorias anteriores, com exceção da A (motos).
Durante o teste prático para tirar a CNH todo candidato será submetido a duas etapas.
Primeiramente, é solicitado que se estacione o carro, manobrando entre cones que demarcam área limitada, conhecida como prova da baliza. Na categoria D há um limite de 6 minutos para concluí-la.
Em seguida, a etapa do percurso em via pública testará a aptidão do candidato em diferentes cenários reais de condução nas ruas da cidade.
Cada uma destas funciona de maneira única e pode gerar a reprovação, que é imediata em alguns casos.
Não concluir a baliza
- Já na primeira parte da prova há uma fase eliminatória. Isto porque, caso a pessoa não consiga realizar a baliza nas três chances a qual tem direito, ela será eliminada e sequer poderá fazer o percurso em rua.
Acumular 3 pontos em faltas
- Para quem conseguir prosseguir para a próxima etapa, a avaliação é feita em um sistema de pontos. Cada tipo de falta tem determinado valor. Ao se cometer uma, essa pontuação é contabilizada.
- Se a pessoa ultrapassar os 3 pontos acumulados em faltas haverá eliminação.
- Existem faltas leves (que geram 1 ponto), médias (2) e graves (3). Portanto, é possível cometer uma falta grave sem sofrer eliminação, até três leves e assim por diante.
- Exemplos de Faltas Graves
- Desobedecer à sinalização da via ou ao agente da autoridade de trânsito
- Não dar preferência de passagem ao pedestre que estiver atravessando a via transversal
- Perder o controle da direção
- Exemplos de Faltas Médias
- Trafegar em velocidade inadequada
- Executar o percurso da prova com o freio de mão inteiramente livre.
- Usar buzina sem necessidade ou em local proibido
- Exemplos de Faltas Leves
- Ajustar incorretamente o banco
- Não ajustar devidamente os espelhos retrovisores
- Apoiar o pé no pedal da embreagem com o veículo engrenado e em movimento
Cometer uma falta eliminatória
- Por fim, durante a prova do percurso também existem faltas eliminatórias. Como diz o nome, basta cometer uma delas uma vez para ser reprovado.
- Lista de faltas que geram reprovação automática na prova do Detran
- Avançar a via preferencial
- Avançar sobre o balizamento demarcado durante o estacionamento na vaga
- Avançar sobre o meio-fio
- Desobedecer à sinalização semafórica e de parada obrigatória
- Exceder a velocidade
- Não colocar o veículo na área balizada no tempo estabelecido
- Não completar a realização de todas as etapas do exame
- Provocar acidente
- Transitar em contramão
- Cometer qualquer outra infração de trânsito gravíssima
Dicas para passar na prova prática do Detran
- Estude e treine bastante! Faça quantas aulas for preciso, estude por conta própria e tire dúvidas quando surgirem. Além disso, foque em melhorar onde você tem mais dificuldade.
- Não tenha pressa e vá no seu próprio tempo. Lembre-se que erros acontecem e você não será eliminado na primeira falta leve que cometer. Então, prossiga com a prova tranquilamente e foque em finalizá-la da melhor maneira possível.
- Busque por seus vícios de direção e corrija-os. Alguns hábitos que adotamos, por mais que facilitem a direção, podem ser irregulares.
- Se possível, estude os percursos da prova. Conhecer e entender o trajeto te dará mais confiança para finalizá-lo com sucesso.
- Conheça o veículo que será pilotado. Especialmente importante para a categoria B, pois envolve modelos incomuns e que, caso não tenha familiaridade prévia, poderá encontrar dificuldades.
Pronto, agora você já sabe tudo o que faz reprovar na prova da categoria D do Detran. Desejamos uma boa sorte, boa prova e que logo esteja com a sonhada CNH em mãos!
Olá, sou Adson Leonardo, graduando em Letras - PT pela UNIMONTES, escritor, poeta, e trabalho com redação para WEB desde 2018. Nestes anos já escrevi sobre os mais diversos temas, com um carinho especial no campo das ciências, escrita criativa e jogos. No mundo dos carros e automobilismo me interesso especialmente pelas inovações e tecnologias que permeiam este setor sempre em movimento.