Ford Escort XR3 completa 35 anos

O Ford Escort XR3, que foi sonho de consumo de muitos brasileiros durante a décadas de 1980 e 1990, completou 35 anos. O veículo foi lançado na Europa

O Ford Escort XR3, que foi sonho de consumo de muitos brasileiros durante a décadas de 1980 e 1990, completou 35 anos. O veículo foi lançado na Europa e chegou ao Brasil em 1983 com a mesma aparência, mas sem injeção eletrônica.

O XR3 – nome derivado de “Experimental Research 3” – era equipado com motor 1.6 a ácool com 82,9 cavalos de potência. A design exterior tinha um tom bastante esportivo por conta de recursos como teto solar de vidro com persiana interna, aerofólio dianteiro, defletor dianteiro e faróis de neblina e de longo alcance com lavadores. Na parte interna, o destaque ficava por conta dos bancos esportivos.

LEIA MAIS: Álbum lista os veículos mais vendidos na década de 1980
Encontro reúne carros clássicos em São Bernardo do Campo; veja fotos

Em 1985, o modelo ganhou uma versão conversível. Dois anos depois, o hatch passou por uma estilização, que deixou as linhas da carroceria mais suaves. Recursos como aerofólio, novas rodas de alumínio, painel com iluminação indireta e volante com revestimento imitando couro perfurado deixaram a versão mais estilosa e aerodinâmica.

O modelo da Ford passou a ser equipado com motor 1.8 de 99 cavalos a partir de 1989. No ano seguinte, o Escort XR3 foi redesenhado e ganhou capota com acionamento eletrônico e para-choques e saias na cor da carroceria. Em 1991, a montadora lançou a versão limitada XR3 Fórmula, que era equipada com amortecedores ajustáveis com controle eletrônico. Posteriormente,  em 1992, os itens do Fórmula passaram a ser oferecidos como opcionais na linha tradicional.

Foi em 1992 que o Brasil conheceu a segunda geração do Escort nacional. O veículo contava com mais espaço interno, injeção multiponto, freio a disco nas quatro rodas e motor 2.0 com 115,5 cavalos de potência. A versão de entrada, chamada Hobby, era equipada com a carroceria antiga (que era menor) e motor 1.6.

Em 1996 a produção do Escort saiu da planta de São Bernardo do Campo (SP) e se concentrou em Pacheco, na Argentina – a fábrica do ABC Paulista abriu espaço para a montagem do Ford Fiesta. Depois de ganhar duas novas versões esportivas (Racer e RS), o Escort se despediu do mercado em 2003. Recentemente, a Ford  lançou uma nova versão do modelo, que é vendida apenas na China.

 

 

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Maria Beatriz Vaccari
Escrito por

Maria Beatriz Vaccari

ASSISTA AGORA