O gelo não assusta: SUV GWM Tank 300 Diesel é enviado à Antártida em missão chinesa

O SUV GWM Tank 300 Diesel embarca na missão científica polar chinesa para a Antártida. Saiba como o motor diesel de 2,4L e 480 N·m do veículo de produção padrão foi preparado para suportar temperaturas

A montadora chinesa Great Wall Motor (GWM) deu um passo ousado no teste de robustez de seus veículos. A versão a diesel do seu imponente SUV, o Tank 300, foi designada como o veículo de suporte e logística da próxima expedição científica polar chinesa à Antártida. O anúncio, feito após um acordo formal de cooperação com o Centro de Pesquisa Polar da China (CPRC), transforma o polo Sul em um campo de provas definitivo para a durabilidade da engenharia chinesa.

SUV GWM Tank 300 – Por que o Diesel para o frio extremo?

O veículo escolhido para enfrentar o terreno mais inóspito do planeta é a versão Tank 300 Diesel. Sua motorização consiste em um motor diesel turboalimentado de 2,4 litros, capaz de gerar 135 kW (cerca de 184 cv) de potência e um torque robusto de 480 N·m.

A escolha pelo diesel, em vez de uma versão a gasolina ou elétrica (EV), não é por acaso. A GWM priorizou a durabilidade e a eficiência em temperaturas extremamente baixas, fatores cruciais para a operação em dezenas de graus abaixo de zero na Estação da Grande Muralha, na Ilha Rei George.

O Tank 300 operará em condições severas, incluindo neve, gelo e fendas, sendo responsável pelo transporte de pessoal e a entrega de materiais vitais para a equipe de pesquisa.

O gelo não assusta: SUV GWM Tank 300 Diesel é enviado à Antártida em missão chinesa - Foto: Divulgação
O gelo não assusta: SUV GWM Tank 300 Diesel é enviado à Antártida em missão chinesa – Foto: Divulgação

 

Testado e aprovado 

A colaboração entre a GWM e o CPRC não é simbólica. O Tank 300 Diesel foi formalmente designado como um “Veículo Aprovado para as Expedições Científicas Antárticas e Árticas da China”.

Antes de embarcar, o SUV passou por extensivos testes de estresse nas instalações da GWM, incluindo um laboratório de túnel de vento que simula nevascas severas e temperaturas inferiores a -30 °C. O carro de produção padrão, sem modificações significativas, demonstrou ser capaz de realizar com sucesso as operações de partida, degelo e aquecimento do motor nas condições polares simuladas.

Além do robusto Tank 300, a GWM e a CPRC estão de olho no futuro da mobilidade polar. O sedã elétrico Avatr 12 também participará da expedição, com a expectativa de se tornar o primeiro “veículo de nova energia” a ser testado na Antártida em condições extremas reais.

Foto: Divulgação

Essa parceria demonstra o foco estratégico da China em desenvolver e validar tecnologias veiculares capazes de operar sob o estresse ambiental mais exigente, garantindo que o conhecimento obtido na Antártida seja aplicado no aprimoramento contínuo dos veículos da GWM para todos os climas.

O GWM Tank 300 está provando sua robustez no ambiente mais frio do mundo! Você acredita que um veículo elétrico como o Avatr 12 tem chance de ter sucesso na Antártida a longo prazo? Deixe sua opinião nos comentários!

Leia aqui: GWM mantém preço promocional e SUV Tank 300 sai por R$ 300 mil

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.