Fim dos valets? 1º estacionamento autônomo no mundo já é realidade

A Mercedes-Benz e a Bosch alcançaram um marco importante no caminho para a condução totalmente autônoma: a Autoridade Federal de Transporte Motorizado da Alemanha (KBA) aprovou o sistema de estacionamento autônomo para uso na garagem P6 no Aeroporto de Stuttgart, na Alemanha.

Esse será o primeiro estacionamento sem motorista do mundo utilizando o nível 4 da escala dos níveis de autonomia de direção da Sociedade dos Engenheiros Automotivos (SAE 4, na sigla em inglês) oficialmente aprovado para uso comercial. 

Mercedes-Benz EQS estacionamento autônomo
Mercedes-Benz EQS é compatível com o sistema de estacionamento 100% autônomo (Foto: Divulgação/Mercedes-Benz)

Saiba como funciona o primeiro estacionamento autônomo no mundo

No Aeroporto de Stuttgart, o condutor poderá sair do veículo e enviá-lo para uma vaga de estacionamento pré-reservada apenas acessando um aplicativo de celular. Posteriormente, o veículo retorna ao ponto de embarque exatamente da mesma forma. Todo processo é possível em função da interação entre a infraestrutura inteligente fornecida pela Bosch instalada no pátio de estacionamento e a tecnologia da Mercedes-Benz. 

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Os sensores da Bosch na garagem monitoram o corredor e arredores, fornecendo as informações necessárias para guiar o veículo. A tecnologia do veículo converte as informações que recebe da infraestrutura em manobras efetivas. 

Dessa forma, os veículos podem até mesmo subir e descer rampas entre os andares do estacionamento. Se os sensores de infraestrutura detectarem algum obstáculo, o veículo freia e para completamente em segurança. Somente quando a rota estiver livre, ele continua o seu caminho.

Projeto-piloto foi desenvolvido em 2019

Em 2019, a Mercedes-Benz e a Bosch obtiveram a primeira licença especial do mundo para operar um estacionamento automatizado usando veículos de desenvolvimento sem supervisão humana nas operações diárias no estacionamento do Museu Mercedes-Benz, também em Stuttgart. 

A nova aprovação permite a operação comercial com veículos particulares no estacionamento P6 do Aeroporto de Stuttgart. A base para a aprovação é uma lei que entrou em vigor na Alemanha em julho de 2021, que permite a condução sem motorista de acordo com o SAE Nível 4 para veículos motorizados. 

Mercedes-Benz Classe S 2022 estacionamento autônomo
Novo Mercedes-Benz Classe S também pode operar sem motorista no estacionamento alemão (Foto: Divulgação/Mercedes-Benz)

As empresas planejam implantar gradualmente o serviço totalmente automatizado no estacionamento APCOA P6 no Aeroporto de Stuttgart. A partir do dia da sua entrada em funcionamento, os primeiros clientes dos modelos Mercedes-Benz Classe S e Mercedes-AMG EQS, equipados com o serviço Intelligent Park Pilot integrado ao Mercedes me connect e que tenham ativado este serviço, poderão use a função no estacionamento P6. 

Depois que o motorista usar o aplicativo Mercedes me connect para reservar uma vaga de estacionamento com antecedência, ele pode deixar o veículo em uma área de desembarque predeterminada. Após todos os passageiros saírem do veículo, o aplicativo inicia a manobra de estacionamento. 

O sistema de estacionamento autônomo verifica se a rota para a vaga reservada está livre e que todos os outros requisitos técnicos foram atendidos. Nesse caso, o condutor recebe uma notificação no aplicativo confirmando que a infraestrutura inteligente assumiu o controle do veículo e ele pode deixar o estacionamento. 

O veículo automaticamente encontra o seu próprio caminho para a vaga de estacionamento. Quando o condutor deseja retirar seu automóvel do estacionamento, ele pode acioná-lo por meio do mesmo aplicativo e o veículo segue para uma área de retirada predeterminada.

O que significa o SAE nível 4 de condução autônoma

No nível 4 de autonomia de direção da SAE, praticamente todas as atividades são realizadas pelo sistema autônomo do veículo, inclusive habilidades reativas em situações de risco, mesmo quando o motorista não é capaz de responder à solicitação para assumir o comando do automóvel. É com este nível de tecnologia que o futuro carro da Apple irá estrear em 2026.

O conjunto de sensores e câmeras é capaz de fornecer dados muito precisos e o sistema também conta com informações fornecidas pelos serviços de navegação para definição de rotas e de manobras de condução – o que exige um altíssimo nível de conectividade constante do veículo e comunicações do tipo V2V (veículo-veículo) e V2I (veículo-infraestrutura).

O próximo passo será o nível 5 de autonomia de direção da SAE, ainda em fase de desenvolvimento – prevê-se que esteja pronto em 2030. Esse último nível prescinde totalmente de um condutor humano, com absolutamente todos os controles e responsabilidades pela direção sendo assumidos pelo sistema autônomo do veículo. O motorista se torna mais um passageiro e pode dedicar todo o seu tempo dentro do carro para fazer outras atividades.

O Mercedes-Benz Drive Pilot

sistema de condução autônoma Mercedes Drive Pilot
Os sensores do Mercedes Drive Pilot (Foto: Divulgação/Mercedes-Benz)

A tecnologia Mercedes-Benz Drive Pilot permite que o motorista entregue a tarefa de condução ao sistema, sob certas condições, em situações de tráfego intenso ou congestionamento em trechos de autoestrada adequados na Alemanha até uma velocidade de 60 km/h.

Após ativado, o Drive Pilot controla a velocidade e a distância e orienta o veículo dentro de sua faixa. O perfil da rota, os eventos ocorridos durante o trajeto e os sinais de trânsito são analisados e levados em consideração. O sistema também reage a situações de trânsito inesperadas de forma independente, por exemplo por meio de manobras evasivas dentro da pista ou por meio de manobras de frenagem.

O sistema de condução autônoma da Mercedes-Benz baseia-se na tecnologia de detecção do veículo incluída no Pacote de Assistência à Condução e inclui sensores adicionais – principalmente radar, LiDAR (sistema de medição de distâncias baseado na luz) e câmeras, mas os sensores de ultrassom e umidade também fornecem dados valiosos.

O mesmo se aplica ao Intelligent Park Pilot, que permite habilitar a função de estacionamento autônomo nos modelos da Mercedes.

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
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