Carro da Apple tem mudança no projeto e fica para 2026; entenda

Há quase uma década circulam rumores de que a Apple, gigante de tecnologia que tem no iPhone um de seus principais produtos, estaria desenvolvendo um veículo autônomo. Novas informações de bastidores dão conta de que o lançamento do suposto ‘Apple Car’ teria atrasado por conta de mudanças no projeto. Confira os detalhes sobre o carro da Apple a seguir. 

Carro da Apple
Empresa comandada por Tim Cook quer competir com carros elétricos da Tesla e da linha Mercedes-EQ (Foto: Divulgação/Apple)

Entenda o entrave no desenvolvimento do carro da Apple

A previsão mais recente era de que o carro da Apple fizesse sua estreia global daqui a menos de 3 anos, em 2025. Porém, de acordo com informações da agência estadunidense Bloomberg, uma mudança no projeto do veículo teria atrasado o lançamento em um ano, passando para 2026.

Antes de detalhar esta história, é importante lembrar que o projeto de carro autônomo da Apple é guardado a sete chaves pela empresa e nunca foi confirmado oficialmente por ela – o que é esperado, já que nenhuma companhia deseja antecipar seus planos para a concorrência. 

VEJA TAMBÉM

Para entender o entrave no projeto, é preciso saber as diferenças entre os níveis de automação de um veículo – que são medidos em uma escala que vai de 0 a 5, onde o número mais baixo indica nenhuma função autônoma (carros comuns) e o mais alto é sinônimo de que o carro pode andar sem motorista a bordo. 

De acordo com a Bloomberg, o líder de projeto carro autônomo da Apple, Kevin Lynch, teria como meta já lançar o veículo em 2025 com nível de automação 5. Nesta condição, o ‘Apple Car’ já sairia de fábrica sem elementos como volante e pedais, o que tornaria todos os ocupantes a bordo meros passageiros. 

Porém, a construção de um veículo desse nível pela empresa fundada por Steve Jobs ainda não seria viável, tanto do ponto de vista de tempo de desenvolvimento e custo de homologação de itens como câmeras, radares e sensores ‘lidar’ para a condução 100% autônoma. Além disso, há o entrave da legislação de cada país sobre este tema, onde discute-se as responsabilidades em um eventual acidente causado pelo veículo.

Carro da Apple
Detalhes sobre o visual do futuro carro da Apple são guardados a sete chaves (Foto: Divulgação/Apple)

Apple terá elétricos da Tesla na mira

Desta forma, embora o projeto de carro 100% autônomo da Apple continue de pé para o longo prazo, o modelo deverá chegar ao mercado global com nível de automação 4, onde o carro é capaz de se locomover boa parte do tempo sozinho, mas ainda há volante e pedais convencionais para a intervenção humana do motorista.

No estágio atual, a Apple ainda busca alguma montadora parceira para desenvolver seu carro autônomo (ou semiautônomo, pelo que tudo indica) a partir de uma plataforma elétrica pré-existente – como a MEB, da linha VW ID, ou a e-CMP, do Peugeot e-2008, apenas para citar dois exemplos na prática. Nem mesmo o design do veículo da Apple estaria definido, o que deverá acontecer em 2023. 

Segundo as informações de bastidores da agência norte-americana, o objetivo da Apple é posicionar seu modelo como rival direto dos elétricos Tesla Model S e Mercedes-Benz EQS, na faixa abaixo dos US$ 100.000 (o equivalente a cerca de R$ 521.000 na conversão direta pelo câmbio atual). 

Carro da Apple
Lançamento do carro da Apple será capaz de repetir o impacto que o iPhone causou no mercado de celulares? Só o tempo dirá (Foto: Divulgação/Apple)

O custo de desenvolvimento do carro autônomo e elétrico da Apple estaria custando US$ 1 bilhão ao ano para a empresa de tecnologia, que teria uma equipe dedicada de 1.000 funcionários trabalhando exclusivamente neste projeto – aliás, muitos destes profissionais contratados pela empresa comandada por Tim Cook vieram de montadoras tradicionais. 

Aguardemos as cenas dos próximos capítulos do carro que poderá ser para a indústria automotiva o que o iPhone foi para o mercado de smartphones: um produto que quebrou paradigmas e virou referência global. 

Gustavo de Sá
Gustavo de SáGraduado em Jornalismo e pós-graduado em Comunicação Organizacional e Relações Públicas, possui 10 anos de experiência na cobertura jornalística do setor automotivo, com passagens por revistas e sites especializados em automóveis. Apaixonado por carros, é responsável por definir estratégias e garantir a ética e independência das notícias veiculadas no Garagem360.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar