Novo SUV da Chevrolet é baseado no Onix e deve ficar abaixo do Tracker
Novo SUV da Chevrolet é baseado no Onix e deve ficar abaixo do Tracker. Veja nossas previsões para o "Onix SUV", que deve chegar ao mercado em 2025.
A Chevrolet anunciou um investimento de R$ 1,2 bilhão na fábrica de Gravataí (RS) para a reestilização do Onix, Onix Plus e de um novo SUV baseado no Onix. O projeto Carbon, iniciado em 2023, prevê o lançamento da novidade em 2025 para concorrer em um segmento que vem crescendo no país.
Qual é o novo SUV da Chevrolet baseado no Onix?
O novo SUV da Chevrolet deve ser um B-SUV, posicionado na mesma categoria do Fiat Pulse e Renault Kardian.
O modelo terá um design moderno e esportivo, além de um interior espaçoso e confortável. Será equipado com os tradicionais motores presentes nos carros de entrada da Chevrolet, assim como a nova motorização híbrido flex.
Podemos usar o Chevrolet Groove como referência para o futuro “Onix SUV”. Posicionado abaixo do Tracker, o Groove utiliza a plataforma GEM, a mesma do Onix, Onix Plus e Tracker.
No México, é equipado com motor 1.5 litros aspirado de até 110 cv com torque de 14,9 kgfm de torque. Por aqui, deve adotar o mesmo propulsor do Onix (1.0 aspirado/ 1.0 turbo) ou ainda o 1.2 turbo flex de 133 cv e 21,4 kgfm do Tracker e Montana.
As medidas devem ser próximas às adotadas pelo Pulse ou Kardian. O SUV da Fiat mede 4.099 mm de comprimento, 1.774 mm de largura, 1.580 mm de altura e 2.532 mm de entre-eixos; e o Kardian mede 4.119 mm de comprimento, 1.750 m de largura, 1.601 m de altura e 2.604 m de entre-eixos.
Leia também:
Chevrolet prepara lançamento inédito do SUV do Onix no Brasil
Chevrolet quer entrar no mercado de B-SUVs
O desenvolvimento de um modelo inédito faz parte da estratégia da marca de ampliar sua participação no mercado brasileiro de crossovers, que vem crescendo a cada ano. No entanto, a preferência dos brasileiros, os SUVs tradicionais, ficaram maiores,mais caros e distantes de uma grande parte de consumidores.
Esse é o cenário para os B-SUVs, que por aqui é dominado pelo Fiat Pulse, mas este já encontra desafios com o Renault Kardian e vai ficar ainda mais competitivo com o novo modelo desenvolvido pela Volkswagen que será produzido em Taubaté (SP).
Ainda é cedo para cravar qualquer informação sobre o “Onix SUV”, mas é certo que a Chevrolet vai se movimentar para conter o ímpeto de seus concorrentes. E de quebra vai dar sobrevida ao Onix e Onix Plus com a reestilização.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.