Novo sistema de monitoramento veicular detecta uso de celular ao volante
Conheça os impacto do sistema de monitoramento veicular para a sua segurança no trânsito
Um novo sistema de monitoramento veicular detecta o uso do celular ao volante e ainda identifica sinais de fadiga ou distração do motorista, reduzindo os riscos de acidentes na estrada. A seguir, o Garagem360 conta todos os detalhes sobre essa tecnologia. Acompanhe!
Como funciona a tecnologia que reduz acidentes no trânsito?
A câmera do sistema detecta quando ocorre uma mudança no comportamento do motorista. Posteriormente, emite alertas ao condutor. Em paralelo, a plataforma gera ocorrências a serem tratadas.
“Se ele boceja seguidas vezes ou pisca os olhos com frequência, por exemplo, há indicativo de cansaço em excesso. Se leva o celular ao ouvido, a mudança na imagem também é identificada gerando o respectivo alerta”, explica Nabor Cenci, gerente do segmento de rastreamento da Orsegups, empresa responsável pelo serviço.
Ele completa
“Até mesmo o ‘olhar para baixo’ típico de quem usa o celular no colo é capturado pela câmera”. Assim que identifica um comportamento inadequado, a chamada vídeo telemetria dispara o aviso sonoro no interior do veículo e armazena dez segundos de imagens que podem ser consultadas pelo gestor da frota para avaliar a situação e melhorar processos internos, que podem passar pela criação de programas de treinamento dos motoristas e reavaliação do uso do veículo. Essa tecnologia visa proteger vidas, patrimônio, evitar multas e resguardar a imagem das empresas através da condução consciente de seus veículos.” destaca.
Leia também:
-
Grupo anuncia novo investimento para a venda de seminovos e acessórios para caminhões
-
Veja qual é a marca que acaba de lançar 2 picapes inéditas no Brasil
Quais são os outros diferenciais do sistema?
O sistema também permite que sejam instaladas câmeras para monitorar tudo que acontece do lado externo do veículo.
“As imagens podem ser uma ferramenta fundamental para a defesa dos motoristas e da empresa em algumas ocorrências. Em caso de acidente, por exemplo, podem ser prova incontestável da responsabilidade de um terceiro”, explica Nabor.
Adicionalmente, a tecnologia conta com serviços de rastreamento veicular, que foram desenvolvidos para combater roubos e furtos. Além disso, pode ser usado na gestão de frotas.
Com esses recursos disponíveis, o sistema é indicado para transportadoras de cargas ou de passageiros. Também podem beneficiar empresas de engenharia, prestadores de serviços, distribuidoras, e redes varejistas, entre outros.
O Garagem360 continua acompanhando as últimas notícias automotivas e tudo que impacta em sua rotina e segurança no trânsito. Por isso, continue conosco para não perder nenhum detalhe.
Leia também: Maior viagem rodoviária elétrica do mundo: caminhão elétrico vai da Dinamarca até a França