A Danfoss, grupo dinamarquês de engenharia, realizou a maior viagem rodoviária elétrica do mundo com um caminhão elétrico da marca. Confira!
Maior viagem a bordo de caminhão elétrico
A Danfoss, realizou entre os dias 12 e 14 de junho, uma jornada épica com caminhão elétrico da marca.
A bordo de um modelo elétrico de 20 toneladas e 17 metros de comprimento, a Danfoss concluiu um trajeto da Dinamarca, sede da empresa, até a França, em um percurso de mais de 1.300 quilômetros.
O caminhão elétrico acompanhou uma frota de 48 veículos, como forma de exploração máxima do potencial de descarbonização do modelo em viagem preparatória para a corrida 24 horas de Le Mans, na França.
Percurso da viagem
A viagem elétrica com três dias de duração que o caminhão da Danfoss participou teve saída na sede da empresa em Nordborg, Dinamarca, em 12 de junho.
Então, a delegação cruzou a fronteira com a Alemanha, chegando à Holanda no mesmo dia.
Em 13 de junho, a delegação seguiu da Holanda, passando pela Bélgica, até o destino final: Le Mans, na França.
Todos os modelos que participaram da viagem são elétricos e mais do que isso, os viajantes utilizaram a energia dos veículos para acampamentos.
Carregamento
A Danfoss oferece carregador de bordo ED3 e a fonte de alimentação para caminhões elétricos da Volvo, que permite carregamento rápido durante a noite.
O ED3 fornece 43 kW de potência para carregamento durante a noite, em um período de 8 a 9 horas, usando tomadas de corrente alternada.
Por dentro do assunto: confira as garantias de um carro elétrico importado e não compre sem saber!
Inversores para otimização de condução
Além dos carregadores, a Danfoss por meio de sua linha Semikron, traz inversores de alta tensão, que desempenham papel importante no controle do fluxo de energia elétrica da bateria para o motor elétrico.
Dessa forma, a aceleração e desaceleração suave e consumo eficiente de energia são garantidas, já que o inversor atua como uma extensão direta do acelerador do veículo.
Isso sem falar na atuação dos inversores como parte do trem de força que converte a corrente contínua (CC) da bateria em corrente alternada (CA) do motor elétrico.
Por fim, a frenagem regenerativa é outra contribuição do inversor e traz aumento de autonomia dos veículos elétricos.