Novo ônibus elétrico da CBMM, Toshiba e Volkswagen carrega 80% em 10 minutos
Saiba todos os detalhes do novo ônibus elétrico
O segmento de veículos elétricos poderá ganhar, em breve, um novo ônibus com essa configuração. Logo abaixo, o Garagem360 revela mais detalhes sobre o protótipo. Acompanhe!
Qual deve ser o novo ônibus elétrico?
É o Attivi. A Marcopolo, inclusive, fez, de forma pioneira no Brasil, o primeiro crash test traseiro de ônibus elétrico.
A empresa, que é especialista na fabricação de carrocerias de ônibus, informou que o veículo contém boa estrutura e é resistente a impactos superiores ao exigido pelas normas atuais.
Em outras palavras, ele não causou danos às baterias e nem trouxe risco algum para os ocupantes do ônibus.
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Por que o primeiro crash test traseiro foi feito em um ônibus elétrico?
Luciano Resner, Diretor de Engenharia da Marcopolo, explica mais detalhes sobre essa decisão.
“Decidimos realizar o primeiro crash test traseiro em um ônibus elétrico por vários motivos. Queríamos oferecer os mais elevados padrões de segurança no Attivi Integral, tanto para os passageiros quanto para os operadores, porque é no trânsito urbano existe uma maior incidência de colisões traseiras”.
Ele completa:
“O teste demonstrou a total segurança do Attivi, sem danos ao conjunto de baterias que ficou intacto. Esse resultado é importante porque garante, ao mesmo tempo, o bem-estar dos ocupantes e a preservação do ativo do operador”, destaca.
Como é o Marcopolo Attivi Integral?
Ele foi desenvolvido com tecnologia nacional. Segundo a fabricante, o veículo pode ter até 13.000 mm de comprimento total. O modelo deverá sair de fábrica com chassi Low Entry.
De acordo com a Marcopolo, ele entrega potência máxima de 350 kW e torque de 3.300 Nm.
Já em relação a bateria, a montadora informa que a capacidade é de 396 kWh, enquanto a autonomia fica entre 250 e 280 km. A medida exata, aliás, dependerá das condições da uso.
Conforto do veículo
No quesito conforto, o ônibus elétrico também não deixa a desejar. Ele dispõe de equipamentos como carregadores USB e sistemas de ar-condicionado incorporados ao sistema de refrigeração das baterias.
Adicionalmente, conta com espaço reservado para PcD e assentos preferenciais. Vale citar ainda:
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Iluminação interna toda em LED;
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Faróis e sinaleiras traseiras em LED;
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Cabine de separação para o motorista.
Quer saber mais detalhes? Confira, a seguir, a ficha técnica completa do veículo elétrico:
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Chassi Integral Low Entry com capacidade total de 20,6 mil kg
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Capacidade – até 82 passageiros
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Autonomia de até 250 km e Tempo de Carga de até 4 horas
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Modelo de Plug de carregamento utilizado no chassi PLUG CCS 2
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Motor de tração Central com potência de 350 kW e torque de 3.300 Nm
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Capacidade do Eixo Dianteiro – 7,6 mil kg
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Capacidade do Eixo Traseiro 13,0 mil kg
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Comprimento – até 13 m
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Largura – 2,55 m
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Freios a disco com ABS/EBD (Door Brake)
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Direção eletro-hidráulica
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Suspensão pneumática
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