Ônibus elétrico da Volkswagen faz nova aparição pública: inovação no setor

O ônibus elétrico da Volkswagen está em Curitiba para participar de um evento importantíssimo no campo da mobilidade urbana. Já visto pelas ruas do Rio, o veículo se mostra uma opção incrível para nossas cidades e ganha cada vez mais notoriedade.

e-Volksbus em Curitiba
O e-Volksbus foi etilizado e ficou pronto para dar show em Curitiba (Imagem: Divulgação/VWCO)

e-Volksbus: ônibus elétrico da Volkswagen está em Curitiba para mais eventos e testes

No campo da eletrificação da mobilidade urbana, a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) vem se destacando com seu e-Volksbus. Recentemente, o protótipo do ônibus elétrico fez sua segunda aparição pública, dessa vez em Curitiba – PR.

Isto porque o modelo marcou presença no evento Smart City, promovido pela iCities em parceria com a Fira Barcelona, que se encerrou nesta sexta (22). O evento, que reuniu 65 expositores, promoveu apresentações e discussões sobre soluções sustentáveis para as cidades.

Jorge Carrer, diretor de Vendas de Ônibus da VWCO, ressalta a relevância do evento em Curitiba:

“Participarmos de um evento com discussões tão essenciais e em uma cidade que coloca o ônibus como prioridade para a circulação urbana é muito importante e rico para conquistarmos soluções cada vez mais eficientes para as cidades brasileiras”.

Os primeiros testes do e-Volksbus começaram em maio do ano passado. Anteriormente este ano, o protótipo do e-Volksbus foi o grande destaque do fórum “RJ Eletromobilidade – Nova Matriz Energética e o Futuro do Transportes Rodoviário por Ônibus no Estado do Rio de Janeiro”.

Além disso, sua relação com o estado do Rio é ainda mais próxima. Afinal, o ônibus elétrico é desenvolvido na cidade de Resende.

Veja também:A linha de caminhões favorita do brasileiro: mais de 15 mil unidades só em 2023

Características do e-Volksbus

  • O e-Volksbus possui uma capacidade de até 22 toneladas e autonomia de até 250 km. Assim, ele se mostra capaz de atender às demandas das rotas urbanas de forma eficiente.

  • Um dos destaques deste ônibus elétrico é seu sistema de carregamento, que tem como foco o período noturno, visando maximizar a produtividade e minimizar os impactos no horário de pico.

  • Além disso, ele conta com sistema de frenagem regenerativa, que recupera energia durante as frenagens, revertendo a energia em autonomia. Contribuindo ainda mais temos o sistema Eco-Drive Mode, que ajusta o consumo de energia de acordo com as condições de operação.

e-Volksbus no Rio de Janeiro
O e-Volksbus também marcou presença no Rio de Janeiro (Imagem: Divulgação/VWCO)
  • Para garantir a segurança, usabilidade e durabilidade do veículo, o e-Volksbus possui proteção contra inundação, está equipado com sistema de ajoelhamento e suspensão pneumática integral.

  • Por fim, ele é fabricado em uma plataforma de arquitetura modular para veículos elétricos. Esta facilita a produção de diferentes tipos de ônibus, com configurações diversas ao dividi-lo em módulo frontal, módulo central e módulo traseiro.

Quantos km faz um ônibus elétrico?

  • Assim como os carros, para os ônibus elétricos a autonomia depende também de diversos fatores. O e-Volksbus, por exemplo, faz 250 km com uma bateria cheia, enquanto alguns outros modelos podem chegar até os 400 km.

Ver esse ônibus elétrico da Volkswagen em Curitiba mostra como as empresas e prefeituras estão de olho neste modelo. Mesmo que a adoção de ônibus elétricos seja lenta, já é um movimento que tornará nossas cidades mais sustentáveis e ágeis em alguns anos!

Adson Leonardo
Adson LeonardoOlá, sou Adson Leonardo, graduando em Letras - PT pela UNIMONTES, escritor, poeta, e trabalho com redação para WEB desde 2018. Nestes anos já escrevi sobre os mais diversos temas, com um carinho especial no campo das ciências, escrita criativa e jogos. No mundo dos carros e automobilismo me interesso especialmente pelas inovações e tecnologias que permeiam este setor sempre em movimento.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar