Ônibus elétrico da Volkswagen já tem data para entrar em produção

Nesta terça-feira (12) a VWCO anunciou oficialmente o e-Volksbus, o primeiro ônibus elétrico da Volkswagen. Repleto de tecnologia, e expertise conquistada em projetos anteriores, o veículo vem como mais uma etapa na nova era da mobilidade nas nossas cidades.

VWCO e-Volksbus
O e-Volksbus ganhou mais cor e personalidade para a apresentação oficial (Imagem: Divulgação/VWCO)

Ônibus elétrico da Volkswagen é anunciado

A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) deu mais um passo na eletrificação da mobilidade urbana com o anúncio oficial do e-Volksbus, seu ônibus elétrico.

Programado para entrar em produção ainda neste ano, este veículo é desenvolvido no centro mundial de engenharia da VWCO, localizado em Resende – RJ. Ou seja, assim como o caminhão e-Delivery, é tecnologia nacional!

Falando nele, o e-Volksbus herda muitas das tecnologias e componentes utilizados no e-Delivery. Essa integração entre projetos e suas tecnologias é uma parte crucial dos processos da empresa, que tem como objetivo garantir ciclos de produção rápidos e produtos de alta qualidade.

O anúncio oficial do e-Volksbus foi feito durante o fórum “RJ Eletromobilidade – Nova Matriz Energética e o Futuro do Transporte Rodoviário por Ônibus no Estado do Rio de Janeiro”.

Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia da Volkswagen Caminhões e Ônibus, compartilhou entusiasmo com o projeto:

“Estamos dando mais um passo rumo à eletromobilidade no transporte urbano. Depois de acumularmos quilometragens suficientes em testes com o chassi elétrico da VWCO, e também com o primeiro caminhão elétrico desenvolvido no país, daremos início à produção no segundo semestre de 2024.”

Veja também:Países que pode dirigir com CNH brasileira sem nenhuma restrição

Projetado para desempenho elétrico e versatilidade nas cidades

  • Os primeiros testes do e-Volksbus foram realizados em maio do ano passado. Os resultados foram promissores, demonstrando sua capacidade de atender as demandas do transporte público de grandes cidades.

  • A capacidade para 22 toneladas garante segurança no transporte dos passageiros. Já a autonomia de até 250 km, e o sistema de carregamento otimizado para o período noturno, visam maximizar a produtividade e eficiência energética.

  • Além disso, recursos como o sistema de frenagem regenerativa e o Eco-Drive Mode garantem otimização da energia e seu consumo durante as viagens.

e-Volksbus
A versão de testes do e-Volksbus era menos simpática, mas já circulava em testes nas ruas (Imagem: Divulgação/VWCO)
  • O e-Volksbus conta ainda com proteção contra inundação, sistema de ajoelhamento para acesso dos passageiros, e suspensão pneumática integral. Tudo isso garante mais segurança e tranquilidade nos trajetos.

  • Por fim, este projeto destaca a arquitetura modular exclusiva da VWCO. Muito versátil, ela permite a construção de veículos elétricos que variam desde micro-ônibus de nove metros até superarticulados de 23 metros.

Qual o preço de um ônibus elétrico?

  • Os ônibus elétricos ainda são novos, e, portanto, uma tecnologia cara ainda a ser barateada. Na média, eles tendem a custar até três vezes o preço de um à combustão, podendo chegar a 2 ou 3 milhões de reais.

Não deve demorar muito para vermos o e-Volksbus, ônibus elétrico da Volkswagen, nas ruas. Mesmo que em poucas unidades inicialmente, testar projetos do tipo nas ruas das cidades, e no caos do trânsito, é um passo para viabilizá-las e aperfeiçoar sistemas, tecnologias e aplicações.

Adson Leonardo
Adson LeonardoOlá, sou Adson Leonardo, graduando em Letras - PT pela UNIMONTES, escritor, poeta, e trabalho com redação para WEB desde 2018. Nestes anos já escrevi sobre os mais diversos temas, com um carinho especial no campo das ciências, escrita criativa e jogos. No mundo dos carros e automobilismo me interesso especialmente pelas inovações e tecnologias que permeiam este setor sempre em movimento.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar