Novo Hyundai HB20 x Peugeot 208: qual carro 1.0 oferece mais?

Qual carro 1.0 é a melhor opção atualmente: o novo Hyundai HB20 1.0 Comfort ou o Peugeot 208 1.0 Style. Descubra aqui! 

Diversos carros novos já foram lançados neste ano. Na categoria dos hatches compactos, uma das grandes novidades foi a chegada do novo Hyundai HB20. O modelo ganhou um novo visual. Enquanto isso, o Peugeot 208 passou a contar com novas versões. Qual dos dois carros é a melhor opção atualmente? Veja aqui!

novo Hyundai HB20

O novo Hyundai HB20 encara o Peugeot 208 para saber qual é o melhor hatch 1.0 do Brasil (Foto: Divulgação/Hyundai)

Qual carro 1.0 vale mais a pena: o novo Hyundai HB20 ou o Peugeot 208?

Hoje, o mercado oferece diversas opções diferentes de carros 1.0. Aqui temos dois integrantes desta categoria. Tanto o HB20 quanto o 208 possuem atributos interessantes e preços competitivos. No caso deste comparativo, o Hyundai HB20 1.0 Comfort custa a partir de R$ 79.990. Já o Peugeot 208 1.0 Style tem preços a partir de R$ 82.990.

novo Hyundai HB20

Peugeot 208 (Foto: Divulgação/Peugeot)

Ambos os carros possuem novidades. O Hyundai HB20, que é o automóvel de passeio mais vendido neste ano, passou por uma reestilização. Na dianteira, foi adicionada uma nova grade. A peça está separada em duas partes. Os faróis também são novos. Esta versão já conta com luzes de condução diurna (DRL).

O para-choque e o capô também mudaram. Também é possível destacar aqui as novas lanternas traseiras, que passaram a vir separadas por uma barra. Lembrando que as setas (dianteiras e traseiras) estão na região dos para-choques. A versão Comfort traz maçanetas na cor da carroceria e calotas de 15 polegadas (pneus 185/60 R15).

Hyundai HB20 (Foto: Divulgação/Hyundai)

Enquanto isso, o Peugeot 208 passou a contar com duas novas versões: Like e Style. Ambas possuem um motor 1.0 Firefly. A mais completa das duas traz um visual interessante. Na dianteira, destaque para a grade em Dark Chrome (exclusiva) e para os faróis Full LED. As luzes DRL possuem o estilo “dente de sabre”. 

Peugeot 208 (Foto: Divulgação/Peugeot)

Na lateral, o carro vem com rodas de 16 polegadas Dark Style e retrovisores com capas em preto brilhante. A traseira também possui alguns detalhes que dão um estilo mais esportivo, como o aerofólio em preto brilhante, saída de escapamento com ponteira cromada e lanternas interligadas por uma barra. Veja abaixo as dimensões dos carros:

  • Hyundai HB20: 4.015 mm de comprimento, 1.720 mm de largura e 1.470 mm de altura
  • Peugeot 208: 4.055 mm de comprimento, 1.960 mm de largura e 1.453 mm de altura

Motorização e consumo

Hyundai HB20 (Foto: Divulgação/Hyundai)

Estes dois modelos possuem um motor 1.0. O novo Hyundai HB20 Comfort está equipado com um propulsor 1.0 12V DOHC Flex, que pode render uma potência máxima de 80 cv e um torque máximo de 10,2 kgfm. O conjunto mecânico ainda traz uma transmissão manual de cinco marchas.

Já o Peugeot 208 1.0 Style é uma das versões que passaram a usar o motor 1.0 Firefly 6V Flex. Este propulsor pode gerar uma potência máxima de 75 cv e um torque máximo de 10,7 kgfm. O motor está acoplado a uma transmissão manual de cinco velocidades. Aqui, podemos ver que o modelo da marca sul-coreana é mais potente.

Peugeot 208 (Foto: Divulgação/Peugeot)

Agora, com relação ao consumo, o modelo da empresa francesa leva uma pequena vantagem. Veja abaixo os dados de consumos dos dois hatches.

Hyundai HB20 1.0 Comfort MT 

  • Cidade = 13,1 km/l (gasolina) e 9,8 km/l (etanol)
  • Estrada = 15 km/l (gasolina) e 10,7 km/l (etanol)

Peugeot 208 1.0 Style manual 

  • Cidade = 13,6 km/l (gasolina) e 9,6 km/l (etanol)
  • Etanol = 15,5 km/l (gasolina) e 11 km/l (etanol)

Espaço interno, porta-malas e lista de equipamentos

Hyundai HB20 (Foto: Divulgação/Hyundai)

Um quesito bastante importante na hora de comprar um carro é o espaço interno. Pensando na distância entre-eixos, o 208 ganha do HB20 (2.538 mm contra 2.530 mm). Mas quando se fala de porta-malas, o modelo feito em Piracicaba-SP possui uma boa vantagem sobre o carro da marca da Stellantis (300 litros contra 265 litros).

A lista de equipamentos dos carros também agrada. O novo Hyundai HB20 1.0 Comfort vem de série com seis airbags, freios ABS com EBD, controle de estabilidade, controle de tração, ISOFIX, alarme perimétrico, Vidros elétricos dianteiros e traseiros e do motorista com one touch, painel de instrumentos com tela de 3.5 polegadas TFT e entre outros.

Este carro vem ainda com calotas de 15 polegadas, pneus 185/60 R15, ar-condicionado, direção elétrica progressiva, console de teto com luzes de leitura, central multimídia de oito polegadas (Android Auto e Apple CarPlay sem fio), alto falantes dianteiros e entre outros.

Peugeot 208 (Foto: Divulgação/Peugeot)

Enquanto isso, o Peugeot 208 1.0 Style vem equipado com faróis Full LED, painel de instrumentos com matriz LCD, painel com revestimento “Carbon”, volante Sport Drive, bancos em tecido exclusivo, quatro airbags, freios ABS e REF, programa eletrônico de estabilidade, ISOFIX, sensores de estacionamento traseiro, câmera de ré e entre outros.

Ainda é possível encontrar o computador de bordo, a chave do tipo canivete, o carregamento de smartphone por indução, o teto solar panorâmico, o ar-condicionado digital, a direção elétrica, o volante com regulagem de altura, o Hill Assist, a central multimídia de dez polegadas (Android Auto e Apple CarPlay sem fio) e entre outros.

Conclusão – o Peugeot 208 é a melhor opção

novo Hyundai HB20

Peugeot 208 (Foto: Divulgação/Peugeot)

Assim sendo, temos duas novidades do mercado automotivo brasileiro. Tanto o novo Hyundai HB20 quanto o Peugeot 208 possuem qualidades interessantes. Ou seja, uma disputa bastante parelha. Neste comparativo, o carro francês leva a melhor. Vale a pena pagar a diferença de preço por conta do pacote de equipamentos e pelo consumo.

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Pedro Giordan
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Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

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