O mercado dos automóveis de luxo está se adaptando cada vez mais ao surgimento das tecnologias sustentáveis. E isso atinge todas as categorias, principalmente os SUVs. Um dos mais econômicos do Brasil é o BMW X5 híbrido 2021. Principal concorrente do Volvo XC90 Recharge, o alemão está em sua quarta geração e se destaca pela tecnologia embarcada. Sem falar de seu conjunto mecânico e visual esportivo.
BMW X5 híbrido 2021
O atual modelo da X5 (GO5) foi apresentado ao mundo 2018 e chegou ao Brasil no ano seguinte. Atualmente, apenas o modelo com tecnologia Plug-In Hybrid está a venda por aqui. Com preços a partir de R$ 597.950, ele é o principal concorrente de outro gigante híbrido: o Volvo XC90 Recharge. Além disso, ele concorre com os também alemães Audi Q7 e a Mercedes-Benz GLE, como sempre aconteceu.
A última evolução do veículo trouxe muitas novidades, principalmente no visual. A famosa grade “duplo rim” foi redesenhada e ficou maior e traz detalhes cromados. Já os faróis Full-LED são os mesmos de outros modelos da montadora. Uma característica que ele mantém dos modelos mais velhos é o design robusto e porte imponente. Ele é um carro que mede:
- Comprimento: 4.922 mm
- Largura: 2.004 mm
- Altura: 1.745 mm
Do mesmo modo que outros modelos híbridos da BMW, a X5 também oferece um kit de acessórios da BMW Motorsport, sua preparadora oficial. O pacote traz chapa de proteção frontal, suspensão adaptável M, pinças dos freios em azul. saias laterais, acabamento das rodas na cor da carroceria e entre outros.
Leia também: Volvo XC60 Inscription 2021: equipamentos e detalhes do SUV híbrido de luxo
Por dentro, os 2.975 mm de entre-eixos garantem que os passageiros irão se sentir bastante confortáveis. Ainda mais porque o veículo oferece bancos revestidos em couro Vernasca. As peças também são de primeira linha, visto que elas são revestidas em Alumínio Tetragon e couro Walknappa (painel).
Claro, o interior também recebeu partes da linha M (tapetes em veludo, volante de couro, bancos esportivos e acabamento das soleiras).
Sistema híbrido
Fabricado na cidade de Spartamburg, nos EUA, o carro tem um conjunto mecânico bastante eficiente e veloz. O propulsor à combustão tem uma potência máxima de 286 cv entre 5.000 rpm e 6.000 rpm e torque de 450 Nm entre 1.500 rpm e 3.500 rpm. Junto com o motor elétrico, o sistema híbrido produz uma potência combinada de 394 cv e torque combinado de 600 Nm. Sua transmissão é a automática Steptronic de oito marchas.
Com este conjunto mecânico, o carro pode atingir a velocidade máxima de 235 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos. Para uma experiência melhor do motorista, a marca adicionou tração integral xDrive.
Outro ponto positivo do BMW X5 híbrido 2021 é o baixíssimo consumo. Segundo o Inmetro, ele pode fazer 20,6 km/l na cidade e 21,3 km/l na estrada. A tecnologia Plug-In Hybrid faz com que o carro rode por 87 km (ciclo WLTP) somente no modo elétrico. Ou seja, o dono economiza bastante.
Usando um Wallbox (que vem de série), por exemplo, você pode recarregar as baterias (24 kWh) em seis horas e meia.
Equipamentos de série
Para deixar o BMW X5 híbrido 2021 no mesmo nível de seus rivais, a fabricante instalou diversos itens de tecnologia e segurança. Isso deixou o pacote de equipamentos de série bastante completo.
A marca da Baviera traz muitas novidades no que se diz respeito a condução semiautônoma. O Drive Assistant é um pacote que oferece alguns sistemas inteligentes. Este é o caso do alerta de mudança de faixa, alerta de tráfego em cruzamento dianteiro e traseiro, assistente de mudança de faixa e o Reversing Assist – que refaz os 50 últimos metros percorridos em marcha ré.
Já sua central multimídia traz o sistema iDrivetouch e uma tela de 12,3 polegadas touchscreem. Ela possui um HD de 20 GB de armazenamento e vem integrado com o assistente pessoal BMW ConnectedDrive. Outra tecnologia que pode ser bastante útil é o BMW Gesture Control.
Por fim, o carro ainda oferece oito airbags, telo solar panorâmico, ar-condicionado automático digital de quatro zona, sistema de som Surround Harman Kardon (16 alto-falantes), porta-copos (com refrigeração e aquecimento), painel de instrumentos de 12,3 polegadas, Head-up display, Parking Assistant Plus, câmera de ré 360º, bancos dianteiros com ventilação (e aquecimento) e sistema de entretenimento traseiro com duas telas de 10,2 polegadas cada.