Novo Honda HR-V é registrado no Brasil; saiba quando ele chega
O registro do novo Honda HR-V surgiu nesta semana. O modelo foi patenteado no INPI pela marca japonesa e sua estreia pode estar próxima.
O novo Honda HR-V foi registrado no Brasil. Nessa semana, o desenho da nova geração do SUV apareceu no sistema do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Embora isso não signifique que um carro registrado por lá seja lançado no mercado brasileiro, no caso do HR-V trata-se de uma quase confirmação do desenho do carro.
Novo Honda HR-V
Isso porque, ao contrário do Civic, o novo Honda HR-V sempre foi planejado para ser lançado no Brasil. Afinal, o SUV fez muito sucesso desde o seu lançamento e chegou a disputar a liderança do segmento por muito tempo.
Além disso, os utilitários esportivos são a bola da vez e ninguém quer ficar de fora. Por isso, a nova geração do HR-V deve chegar em meados de 2022, provavelmente como linha 2023.
Design internacional
As imagens do registro do INPI mostram que a versão brasileira deve ser bem semelhante aos modelos europeu e japonês. Nenhuma grande mudança é percebida, mas a patente também não costuma revelar muitos detalhes.
Dessa forma, pode-se esperar que o novo HR-V seja um SUV com linhas mais limpas que o modelo atual. A carroceria não abriga mais vincos pronunciados, mantendo o tom sóbrio por todos os ângulos.
Entretanto, há uma grande semelhança com o carro atual. As maçanetas das portas traseiras ficam camufladas perto do vidro, assim como acontece no HR-V vendido atualmente.
Leia também: Fiat 500 elétrico: conheça os detalhes do modelo que chega em breve
Por dentro, a versão internacional do carro conta com um painel mais horizontal e simplificado no design. Todas as saídas de ar ficam escondidas na peça, e a central multimídia é do tipo flutuante no centro da peça.
Novo HR-V híbrido
De acordo com os colegas do Guia de Carro, o novo HR-V deve trazer uma importante novidade na motorização. Ele passará a ter uma opção com motor híbrido. Dessa forma, ele une um propulsor 1.5 aspirado e outros dois elétricos.
Porém, a versão 1.5 turbo de 173 cv de potência deve seguir em linha nas demais configurações. E como o carro será maior que o modelo atual, a tendência é que ele brigue no segmento acima, encarando Toyota Corolla Cross, VW Taos e o líder Jeep Compass.
Caberá ao futuro novo WR-V a missão de brigar no segmento dos SUVs compactos, mas este será um projeto que virá bem mais adiante e ainda não tem sequer uma previsão de lançamento.
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.