Novo Fiat Punto? Marca confirma que terá um outro hatch em 2023

Fiat Punto vai voltar? A marca italiana pretende fazer um novo hatch em breve. E ele deverá ser um primo do Peugeot 208. Saiba tudo.

O Fiat Punto surgiu no Brasil em 2007 e durou até 2016, quando o Argo substituiu ele, Bravo e Palio de uma só vez. Só que na Europa a relação do carro foi um pouco mais duradoura, tendo começado nos anos 1990. Em 2005, o modelo que chegou ao mercado brasileiro foi apresentado no velho continente como Grande Punto, e saiu de linha em 2018 sem um sucessor direto. Porém, isto deve mudar em breve.

Novo Fiat Punto

Hatch pode voltar em breve ao mercado |Foto: Divulgação/Fiat

Novo Fiat Punto na Europa

Nesta semana, a Fiat confirmou que pretende lançar um novo hatch no mercado europeu. E embora não confirme o nome do carro, há chances dele chamar Punto. Vale lembrar que a empresa italiana anda em uma fase meio retrô, trazendo alguns de seus nomes do passado de volta. Afinal, a empresa conta com um modelo chamado Tipo na Europa.

Leia também: 5 carros turbo mais econômicos do Brasil; veja a lista!

Seja como for, o novo hatch deve ser revelado no velho continente apenas em 2023. E ele deverá pegar emprestado a plataforma modular CMP, que estreou nos modelos da Peugeot e da Citroën. Com isso, o novo Fiat Punto, ou seja lá qual for o seu nome final, tem tudo para ser um primo do Peugeot 208 e do Opel Corsa “F” atual.

Novo Fiat Punto

Peugeot 208 vai ceder a plataforma para o novo hatch da Fiat |Foto: Divulgação/Peugeot

Presente e passado

E esse é um ponto que também remete ao passado. Quando o Grande Punto foi lançado na Europa em 2005, Fiat e General Motors tinham uma parceria há alguns anos. Por isso o modelo da marca italiana utilizou a plataforma do então Corsa “D”, que era uma geração mais nova do que o vendido no Brasil na época.

O compartilhamento foi possível pois a GM era dona da Opel. Por esse motivo o Punto europeu acabou sendo primo do Corsa da época. Eis que o tempo passou e a Opel foi vendida para a Peugeot-Citroën (então PSA) em 2017. E dois anos depois começa a fusão entre PSA e Fiat-Chrysler, colocando Opel e Fiat em um mesmo grupo. E como a CMA é uma plataforma modular, ela tem tudo para ser a base do futuro novo Punto.

Eletrificação

Como não poderia deixar de ser, o futuro hatch da Fiat será eletrificado. Por conta da plataforma CMA, é provável que o carro tenha versões 100% elétricas e outras a combustão. Isso porque a base permite essas duas configurações, mas não é compatível com modelos híbridos.

Novo Fiat Punto

Opel Corsa atual já divide plataforma com o 208 |Foto: Divulgação/Opel

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Leo Alves
Escrito por

Leo Alves

Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.

ASSISTA AGORA