5 carros turbo mais econômicos do Brasil; veja a lista!

Os motores turbo viraram febre entre os modelos fabricados nacionalmente. Várias marcas tradicionais estão começando a se adaptar as normas de emissões de poluentes e oferecendo o propulsor nos modelos. Principalmente o 1.0 turbo. Especialistas indicam que eles são mais eficientes e moderadamente potentes. Usando a tabela do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) como base , o Garagem360 traz para você uma lista com os 5 carros turbo mais econômicos do Brasil.

5 carros turbo mais econômicos do Brasil; veja a lista!

Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo manual

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Foto: Divulgação/Chevrolet

O Chevrolet Onix Plus se tornou uma das referências no mercado. E não é só por ser a evolução do velho Prisma (que agora está sendo vendido como Joy Plus). Lançado em 2019, o carro se tornou o sedã compacto mais econômico do mercado nacional.

Boa parte de suas versões são equipadas com um motor 1.0 turbo. Ele pode gerar uma potência de 116 cv a 5.500 rpm e torque de 16,8 kgfm de 2.000 rpm. Nas versões LT (a partir de R$ 79.750) e LTZ (a partir de R$ 83.550), ele pode ser encontrado com duas opções de câmbio. Entretanto, os melhores números de consumo são com a transmissão manual de seis velocidades.

Dados de consumo

  • Cidade: 13,7 km/l (gasolina) e 9,6 km/l (etanol)
  • Estrada: 17 km/l (gasolina) e 12,2 km/l (etanol)

Chevrolet Onix 1.0 Turbo manual

Foto: Divulgação/Chevrolet

Desde a geração passada, o Chevrolet Onix é considerado um carro bem econômico. Isso deve explicar o fato dele ter sido o carro mais vendido no último ano. Sua motorização é a mesma do seu irmão. O veículo tem preços a partir de R$ 68.390.

Do mesmo modo, ele também tirou nota máxima no Inmetro. Agora, pensando nos números, ele fica um pouco atrás.

Dados de consumo

  • Cidade: 13,5 km/l (gasolina) e 9,4 km/l (etanol)
  • Estrada: 16 km/l (gasolina) e 11,2 km/l (etanol)

Chevrolet Tracker 1.0 Turbo manual

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Foto: Divulgação/Chevrolet

Um terceiro veículo passou a utilizar a linha Ecotec 1.0 Turbo da Chevrolet. Trata-se do SUV compacto Tracker. Com um nome que já foi utilizado anteriormente, ele foi lançado em 2020. A nova geração trouxe diversas novidades.

Custando a partir de R$ 99.750, a versão de entrada já vem com o famoso propulsor. Ele rende da mesma forma que no Onix e no Onix Plus. Já a transmissão é a manual de seis velocidades. Além de ser forte, o 1.0 Turbo o torna um dos SUVs mais econômicos do Brasil.

Dados de consumo

  • Cidade: 13 km/l (gasolina) e 9 km/l (etanol)
  • Estrada: 14,8 km/l (gasolina) e 10,4 km/l (etanol)

Hyundai HB20S Diamond

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Foto: Divulgação/Hyundai Motor Brasil

Em 2019, a Hyundai apresentou a segunda geração do Hyundai HB20S. Este veículo passou por profundas mudanças no seu visual. Além disso, ganhou um novo motor. O  Kappa 1.0 TGDi trouxe mais eficiência para o veíuculo.

Este propulsor pode gerar uma potência de 120 cv e torque de 17,5 kgfm. Ao contrário dos veículos da General Motors, a transmissão aqui é automática de seis velocidades. Ele só está disponível nas configurações Evolution e Diamond. Entretanto, os melhores números foram feitos pela versão top de linha (R$ 93.290).

Dados do consumo

  • Cidade: 12,7 km/l (gasolina) e 8,8 km/l (etanol)
  • Estrada: 15,7 km/l (gasolina) e 11 km/l (etanol)

VW T-Cross 200 TSI

Foto: Divulgação/Volkswagen

Por fim, mais um SUV na lista dos carros turbo mais econômicos. O VW T-Cross é mais um dos produtos da montadora feito sobre a plataforma MQB-A0. Este carro possui uma boa gama de configurações de acabamento e motorização.

A versão de entrada é uma delas. Ele está equipado com o motor da série EA211. Este 1.0 turbo Flex pode gerar uma potência de 128 cv a 5.500 giros e torque de 20,4 kgfm entre 2.000 – 3.500 rpm. A transmissão é manual.

Dados do consumo

  • Cidade: 12,2 km/l (gasolina) e 8,5 km/l (etanol)
  • Estrada: 14,5 km/l (gasolina) e 10,1 km/l (etanol)

 

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
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