Nova Triumph Rocket 3 GT chega ao Brasil ainda neste mês

A moto Triumph Rocket 3 GT está chegando às concessionárias da marca inglesa, exclusivamente na cor Sapphire Black. O primeiro lote foi completamente esgotado no esquema de pré-venda, mas a Triumph já está organizando uma fila de espera para o próximo lote da moto, que chegará às lojas no início de 2023. 

A Rocket 3 GT oferece como diferencial o maior motor para motocicletas de produção em série do mundo, com capacidade de 2.500 cc, que desenvolve com 22,5 kgf.m de torque a 4.000 rpm.

Conheça detalhes sobre a nova Triumph Rocket 3 GT

As versões da Triumph Rocket 3, R (vermelha) e GT (Foto: Divulgação/Triumph)

O estilo da nova Triumph Rocket 3 GT privilegia o conforto na pilotagem. Representante da categoria turismo, a moto é perfeita para longas viagens. Entre as novidades que o modelo apresenta, destaque para suas rodas de alumínio fundido de raios múltiplos com usinagem exposta no aro. 

Assim como a Rocket 3 R –que já estava disponível no Brasil – a GT vem equipada com pneus Avon Cobra Chrome, com uma largura de roda traseira imponente de 240 mm. Os pneus têm detalhes requintados e apresentam grande aderência e alta durabilidade.

Triumph Rocket 3 GT (Foto: Divulgação/Triumph)

A nova Triumph Rocket 3 GT vem também com guidões mais longos, oferecendo mais conforto durante as viagens – na Rocket 3 R, os guidões são do estilo roadster. A Rocket 3 GT conta com uma altura de assento mais baixa, de 750 mm (contra 773 mm da Rocket 3 R), mais um fator a ampliar o conforto de piloto e garupa – por sinal, o banco do garupa possui um encosto feito de alumínio escovado. Manoplas com dois ajustes para aquecimento também são de série no novo modelo.

A nova Rocket 3 GT chega ao mercado por um preço ligeiramente superior ao da Rocket 3 R – R$ 129.990, contra R$ 123.490.

Alto desempenho

Detalhe do motor da Triumph Rocket 3 GT (Foto: Divulgação/Triumph)

Combinando uma postura confortável, muita força, um belo design e alto nível de tecnologia, a linha Rocket 3 (nos modelos R e GT) entrega, ao mesmo tempo, uma pilotagem fácil, torque instantâneo, bom controle de pilotagem e alto nível de segurança.

O enorme motor triplo (uma especialidade Triumph) de 2.500 cc oferece desempenho incrível. A potência chega a 167 cv (a 6.000 rpm). O já citado torque é recorde entre as motocicletas em produção no mundo. A curva de torque é plana e rica, atingindo o pico a 4.000 rpm, característica que proporciona uma aceleração e resposta sem esforço em qualquer marcha.

O sistema de escape de três coletores é um detalhe de design icônico na Triumph Rocket 3 GT. Esse sistema foi desenvolvido de maneira inovadora para o roteamento perfeito dos escapamentos, fluindo do coletor para a caixa combinada do catalisador e para o silenciador de saída tripla, oferecendo um ronco profundo e distinto.

Uma embreagem hidráulica permite ao piloto uma ação leve no comando da embreagem para mudanças de marchas. Além disso, a caixa de engrenagens helicoidais de seis velocidades e alto desempenho da Rocket 3 GT foi projetada para ser mais suave, mais forte e mais leve do que uma caixa de engrenagens padrão.

Assim, como toda a linha mais recente da marca, o motor da Triumph Rocket 3 GT oferece tecnologias de ponta, como o sistema de aceleração Ride By Wire, além de um sistema de resfriamento líquido incorporado à moto, para proporcionar um desempenho aprimorado e uma condução ainda mais eficiente.

Acabamento e design

Triumph Rocket 3 GT (Foto: Divulgação/Triumph)

A Rocket 3 oferece um alto nível de acabamento e detalhamento. Os belos recursos incluem tanque de combustível esculpido com o DNA de design característico da Triumph, tira do tanque de aço inoxidável escovado e uma tampa de alumínio em estilo Monza, tampa da caixa de ar em alumínio escovado, aletas usinadas no carter, protetores térmicos escovados e elegantes apoios para os pés do garupa dobráveis.

Equipamentos de série

Painel da Triumph Rocket 3 GT (Foto: Divulgação/Triumph)

A moto apresenta um chassi de alumínio otimizado em massa de alta especificação que contribui para a economia geral de peso e ainda fornece ótima relação torque/peso.

 Além disso, o modelo apresenta uma unidade de suspensão traseira Showa monochoque, totalmente ajustável, com reservatório piggyback (retorno, compressão e pré-carga ajustável) e garfos dianteiros Showa ajustáveis de 47 mm (com ajustes de retorno e compressão) para oferecer conforto de pilotagem superior.

Completando a inovação de engenharia de alta especificação, estão as pinças Brembo Stylema da mais alta especificação. Além disso, esse novo design permite um aumento do fluxo de ar ao redor das pastilhas de freio, o que ajuda as pinças a esfriarem mais rapidamente para obter um desempenho ainda superior.

A lista de tecnologias da Triumph Rocket 3 GT inclui: 

  • Painel de instrumentos TFT de segunda geração – A moto possui os mais recentes instrumentos TFT de segunda geração, coloridos, que são mais sofisticados, customizáveis e oferecem mais funcionalidades do que os instrumentos da geração anterior. A unidade TFT tem ajuste de ângulo para melhor visibilidade. 
  • Freios ABS otimizados para curvas – Os freios mantêm o melhor desempenho de frenagem, não importa qual o ângulo de inclinação. 
  • Controle de tração otimizado para curvas. – A tecnologia possibilita o nível ideal de controle de tração para o ângulo de inclinação da motocicleta. 
  • Unidade de Medição Inercial (IMU) –  O item dá apoio à função ideal do ABS otimizado para curvas e também do controle de tração otimizado para curvas. O equipamento faz medições constantes das taxas de rotação, inclinação, guinada, ângulo de inclinação e aceleração, respondendo com os recursos de segurança ativos apropriados. 
  • Quatro modos de pilotagem – A moto conta com quatro modos de pilotagem configuráveis: “Road”, “Rain”, “Sport” e “Rider”, que ajustam a resposta do acelerador e as configurações de controle de tração para se adequar às preferências e condições de pilotagem.
  • Iluminação totalmente em LED com farol DRL – o modelo é equipado com iluminação totalmente em LED, incluindo uma nova unidade dupla de farol, luz traseira, indicadores e luz da placa numérica. Os faróis também incorporam a tecnologia de luzes diurnas (DLR). 
  • Controle Hill Hold – Esse recurso evita que a motocicleta role para trás numa subida, por exemplo, para aumentar a confiança do piloto e o controle máximo, mesmo com um garupa e totalmente carregado. O recurso é selecionável no menu de configuração da motocicleta. 
  • Controle de velocidade – Permite que o piloto defina uma velocidade de cruzeiro reduzindo a fadiga em viagens longas. Pode ser facilmente acessado por meio dos botões na manopla. 
  • Ignição sem chave e trava de direção. O sistema reconhece a proximidade do sensor na chave e então libera a ignição pelo botão de partida. Também há a capacidade de desativar a função de transmissão sem fio das chaves tocando em um botão, para ainda mais segurança. 
  • Carregamento por USB. A moto dispõe de uma tomada USB de 5V sob o assento, para carregar equipamentos eletrônicos pessoais.

 

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
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