Novo Citroën C3 terá dois ‘irmãos’ até 2024 no Brasil; quais serão?

Novo Citroën C3
O novo Citroën C3 será um dos carros que fará parta da nova família C-Cubed (Foto: Divulgação/Citroën)
publicidade

Na última semana, você viu aqui no Garagem360 o lançamento do novo Citroën C3. O compacto francês ganhou um novo visual e agora traz bastantes elementos que o deixaram parecido com um SUV. Além disso, ele será um dos três membros de uma família de carros que serão desenvolvidos e produzidos na América do Sul nos próximos anos. Mas quem são eles?

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Esta novidade foi revelada por Vicent Cobeè, presidente global da Citroën, durante entrevista coletiva que marcou o lançamento global do compacto. Esses três veículos estão sendo tratados como “modelos de vocação internacional” pela montadora francesa. Eles serão desenvolvidos e fabricados na América do Sul. Além de fazerem parte do projeto “C-Cubed”.

publicidade
Novo Citroën C3
Novo Citroën C3 (Foto: Divulgação/Citroën)

Novo Citroën C3 terá dois ‘irmãos’ até 2024 no Brasil; quais serão?

Este projeto foi apresentado no ano de 2019. O nome “C-Cubed” na verdade é o código que será utilizado pela marca para representar a nova família de veículos compactos da marca. Ao todo, serão três modelos que farão parte dela.

Novo Citroën C3
Novo Citroën C3 (Foto: Divulgação/Citroën)

“O projeto C-Cubed vai inaugurar um novo capítulo da história da Citroën na nossa região. Teremos três veículos totalmente novos nos próximos três anos, desenvolvidos em grande parte por nossas equipes e produzidos na América do Sul, reforçando cada vez mais nossa conexão com nossos clientes. Além disso, esses veículos vão se beneficiar de toda a experiência e sinergias que temos agora como Stellantis”, disse Antonio Filosa, COO da Stellantis na América do Sul, em comunicado à imprensa

publicidade

De acordo com o site “Mobi Auto”, os todos os veículos desta família têm seus projetos marcados por códigos. Por exemplo: o projeto deste novo C3 se chama CC21. Já os outros dois componentes seriam o CC24 (um SUV) e o CC26 (um sedã compacto). A expectativa é que todos eles sejam lançados nos próximos três anos. Não é a toa que o projeto chama C-Cubed.

O primeiro deles nós já conhecemos. Trata-se justamente do novo Citroën C3. Seu lançamento em terras brasileiras está marcado para o próximo ano. Ele usará sobre a plataforma CMP. Sem falar que será feito em Porto-Real-RJ. Visualmente, a marca aposta em um estilo aventureiro. A sua altura do solo de 180 mm mostra isso. A customização e a tecnologia embarcada também podem ser consideradas seus pontos fortes.

publicidade
Novo Citroën C3
Novo Citroën C3 (Foto: Divulgação/Citroën)

Esta será a quarta geração dele por aqui. Seu lançamento ocorrerá no primeiro trimestre de 2022. E ele servirá para a marcar voltar a ter mais veículos em sua gama. No Brasil, o único automóvel de passeio da marca disponível é o C4 Cactus.

Irmãos do C3: um SUV e um sedã

O SUV da família do C3 pode ser algo parecido com o Citroën C3 Aircross europeu(Foto: Divulgação/Citroën)
publicidade

Mas não será o C3 que está sendo cotado para chegar. O projeto “C-Cube” pode fazer com que a marca possua representantes em outras duas categorias. A Citroën acredita que estes modelos “serão produzidos com uma forte integração local de peças e componentes, bem como uma estratégia de custos que viabiliza a oferta de modelos que correspondam ao posicionamento mainstream da Marca”.

Um deles seria um utilitário esportivo, que chegaria para assumir o lugar do Aircross. Aliás, o mercado já vende uma nova versão deste carro na Europa.

O SUV a ser lançado por aqui teria vários detalhes inspirados nele. Um deles pode ser o porte físico. Vale lembrar que a primeira geração fez bastante barulho, no começo da década. Além de ser mais um representante da marca na categoria.

publicidade
O sedã da família do C- Cubed seria algo próximo do Citroën C3L (Foto: Divulgação/Citroën)

O terceiro veículo seria um sedã. Neste caso, a marca faria sua “estreia” na categoria. Exatamente o que você leu. As aspas estão alí porque o Citroën C3L chinês é carro de três volumes. E como a família será composta por carros menores, já dá para ter uma ideia de como o veículo pode ficar.

(Com informações de Stellantis, Mobi Auto e Revista Quatro Rodas)

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

publicidade
Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar