Novo Citroën C3 será páreo para Fiat Mobi e Kwid? Descubra

O novo Citroën C3 será lançado em breve. Mas será que pode concorrer com dois modelos “veteranos”, como o Fiat Mobi e o Renault Kwid?

Um dos lançamentos mais esperados do mercado é o do novo Citroën C3. A nova geração do compacto será apresentada em breve e contará com diversas novidades. Além disso, o carro chegará para ser um dos carros mais baratos do Brasil. Mas será que o novo modelo pode concorrer com dois “veteranos”, como o Fiat Mobi e o Renault Kwid?

Novo Citroën C3

O novo Citroën C3 irá estrear em breve. Será que o modelo da empresa conseguirá concorrer com outros hatches de entrada, como Renault Kwid e Fiat Mobi? (Foto: Divulgação/Renault)

Veja aqui se o novo Citroën C3 será páreo para Fiat Mobi e Renault Kwid

O novo carro da Citroën deve ser lançado no mês de julho. Esta será a terceira geração do modelo aqui no Brasil. Sendo que a primeira surgiu no ano de 2003. Fabricado em Porto Real-RJ, o carro será produzido sobre a plataforma CMP. O novo C3 pode vir com alguns atributos que podem fazer o carro dar bastante trabalho para Fiat Mobi e Renault Kwid.

Novo Citroën C3

Hoje, estes carros estão entre os carros mais vendidos do Brasil. Além disso, estamos falando de dois dos carros mais baratos do País. O Fiat Mobi Like, por exemplo, está custando a partir de R$ 62.690. Já o Renault Kwid Zen está custando R$ 64.690. Lembrando que os preços do novo C3 devem ser divulgados no dia de seu lançamento.

Mas há quem acredite que as versões mais baratas do modelo possa custar menos de R$ 70 mil. Ou seja, o novo Citroën C3 pode vir com valores bem próximos aos dos modelos citados acima. Com relação ao visual, o Fiat Mobi, que foi lançado em 2018, passou por mudanças discretas nos últimos anos.

Novo Citroën C3 (Foto: Divulgação/Citroën)

Já as mudanças no Renault Kwid foram mais perceptíveis. Na dianteira, o modelo passou a contar com uma nova grade, novos faróis e um para-choque redesenhado. As lanternas traseiras também tiveram mudanças. Enquanto isso, o novo C3 possui um visual interessante. Na frente, o duplo chevron se destaca.

Renault Kwid (Foto: Divulgação/Renault)

Fiat Mobi (Foto: Divulgação/Fiat)

Além disso, os faróis podem vir com seções separadas. Outro ponto que vale se destacado é o fato do carro ter elementos que lembram um SUV em algumas versões.

Uma estratégia que também é usada na dupla Mobi e Kwid. Outro ponto que teremos uma briga boa é o porta-malas. O novo C3 lançado na Índia possui 315 litros. Ou seja, o modelo nacional pode ser maior que os 290 litros do Kwid e os 200 litros do Mobi.

Lista de equipamentos

Novo Citroën C3 (Foto: Divulgação/Citroën)

A disputa entre os modelos também é acirrada quando falamos sobre lista de equipamentos. O nova Citroën C3 poderá ser vendido em sete versões diferentes (contando as duas versões First Edition). Na configuração de entrada (Live 1.0), o modelo irá contar de série com uma lista bastante interessante.

De acordo com o site Autos Segredos, o modelo virá com airbag duplo, freios ABS, controle de estabilidade, controle de tração, direção elétrica, ar-condicionado e entre outros. Já as outras versões ainda poderão contar com central multimídia de 10,3 polegadas, volantes de couro, quadro de instrumentos digital e entre outros.

Renault Kwid (Foto: Divulgação/Renault)

Enquanto isso, o Renault Kwid Zen vem de série com quatro airbags, controle eletrônico de estabilidade, sistema Start & Stop, computador de bordo, direção elétrica, ar-condicionado, vidros e travas elétricas e entre outros. O carro ainda pode vir com uma central multimídia de oito polegadas, câmera de ré, retrovisores elétricos e entre outros.

Fiat Mobi (Foto: Divulgação/Fiat)

Já o Fiat Mobi Like traz ar-condicionado, direção hidráulica, freios ABS com EBD, airbag duplo, follow me home, computador de bordo, travas elétricas e entre outros. A versão Trekking ainda adiciona a central multimídia de sete polegadas, volante multifuncional, banco do motorista com regulagem de altura, chave canivete e entre outros.

Conjunto mecânico

Novo Citroën C3 (Foto: Divulgação/Citroën)

Agora falaremos dos motores dos modelos. Dentre os três, o novo Citroën C3 pode ser o único com duas opções diferentes. Um dos motores que pode fazer parte da linha é o 1.0 Firefly Flex (P-L7), que pode produzir uma potência máxima de 75 cv usando etanol (71 cv usando gasolina) e um torque máximo de 10,7 kgfm com etanol (10 kgfm com gasolina).

O conjunto deve trazer um câmbio manual de cinco velocidades . A outra opção será um 1.6 EC5, que pode render uma potência de 120 cv com etanol (113 cv com gasolina) e um torque de 15,6 kgfm usando etanol (15,4 kgfm com gasolina). Neste caso, o modelo poderá vir acoplado a uma transmissão manual de cinco velocidades ou uma automática de seis velocidades.

Fiat Mobi (Foto: Divulgação/Fiat)

Enquanto isso, o Fiat Mobi vem equipado com um motor Fire 1.0 EVO 8V Flex. O propulsor pode gerar uma potência de 74 cv (etanol) ou 71 cv (gasolina) e um torque de 9,7 kgfm (etanol) ou 9,3 kgfm (gasolina). O conjunto ainda traz uma caixa manual de cinco marchas. Por fim, falaremos do Renault Kwid, que traz um motor 1.0 SCe 12V Flex.

Renault Kwid (Foto: Divulgação/Renault)

O propulsor rende uma potência de 71 cv (etanol) ou de 68 cv (gasolina). Já o torque é de 10,0 kgfm (etanol) ou de  9,4 kgfm (gasolina). A transmissão é uma manual de cinco velocidade. Vale lembrar que Mobi e Kwid estão entre os carros mais econômicos do Brasil. Vamos esperar para ver os números do novo C3.

Conclusão

Novo Citroën C3

Novo Citroën C3 (Foto: Divulgação/Citroën)

Assim sendo, temos aqui dois dos carros mais baratos do Brasil e um dos lançamentos mais aguardados do País. O novo Citroën C3 pode dar trabalho, caso venha com preços competitivos. O modelo deve apostar no bom espaço do porta-malas, no design e na sua gama de motores para tentar fazer sucesso.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

ASSISTA AGORA