Como dirigir com segurança na chuva? Enquanto em alguns lugares está um calor de mais de 40 graus, outros sofrem com as chuvas de novembro.
Curitiba (PR) é uma das cidades que podem ficar embaixo d’água, pois de acordo com Simepar, outubro registrou o maior índice pluviométrico dos últimos 26 anos com 393,8 milímetros de chuva. E segundo o Guns and Roses, o november é rain, portanto é hora de se preparar.
Como dirigir com segurança no período chuvoso
De acordo com o instrutor de direção e especialista em mobilidade urbana do V1, Alexsandro Laures, o maior desafio é atravessar trechos alagados. Isso porque há maiores riscos de acidentes, assim como danos ao veículos (alguns irreversíveis).
VEJA TAMBÉM
Veja as dicas de Alexsandro:
1 – Planeje a sua rota:
Analise cuidadosamente o trecho a ser percorrido antes de iniciar a viagem.
O ponto-chave aqui é evitar que a água ultrapasse o centro da roda. Caso isso ocorra, a sugestão é buscar uma rota alternativa ou estacionar o carro em um local mais alto e seguro e aguardar, pois há o risco de aquaplanagem.
2 – Esteja atento ao percurso:
Atente-se aos veículos ao redor e a possíveis obstáculos ou buracos.
3 – Aquaplanagem
Retire o pé do acelerador sem pisar no freio e sem movimentar o volante até que os pneus voltem a ter contato com o solo.
4 – Mantenha uma distância maior do carro à frente:
Ao transitar por trechos com alagamento, o ideal é manter uma distância mais segura, assim é possível evitar acidentes e permitir mais tempo e espaço para manobras em situações de emergência.
5 – Mantenha a marcha reduzida:
Ao dirigir em áreas alagadas, mantenha a marcha reduzida com aceleração constante e velocidade moderada.
6 – Não troque de marcha:
Evite acionar a embreagem ou mudar as marchas durante o percurso.
7 – Mantenha os faróis baixos ligados:
Com os faróis ligados, você facilita a visualização do veículo por outros motoristas e pedestres, dessa forma é possível reduzir acidentes.
8 – Nunca ligue o pisca-alerta:
Não ligue o pisca alerta, pois essa ação pode confundir outros motoristas. Eles podem achar que o veículo está parado, aumentando o risco de colisões.
9 – Agende uma revisão
Essa é uma dica importante, visto que nem sempre é fácil identificar danos.
Alexsandro enfatiza que após enfrentar uma tempestade ou alagamento, é importante agendar uma revisão do veículo, assim é possível garantir que os componentes eletrônicos não tenham sido danificados ou oxidados.
No mais, mantenha em mente que segurança deve estar em primeiro lugar.