Nova regra além do ar-condicionado que pode render prejuízo para o uber em 2024 (se for aprovada)

Nova lei visa tornar obrigação do Uber ter troco em dinheiro, a fim de proteger clientes. Ainda em tramitação, a medida é polêmica e gera preocupação em motoristas de aplicativo, táxis e outros serviços, em semana já agitada para o setor.

Deputado Marcos Soares (União-RJ)
Marcos Soares (União-RJ) é o autor do projeto de lei (Imagem: Luis Macedo/Câmara dos Deputado)

Lei visa tornar obrigação do Uber ter troco em dinheiro para passageiros

O Projeto de Lei 4126/23 propõe uma mudança significativa nas operações dos serviços de transporte privado. Ou seja, não apenas aplicativos como Uber, 99 e inDrive, mas também táxis e afins.

De autoria do Deputado Marcos Soares (União-RJ), a proposta obriga os motoristas a disponibilizarem troco em dinheiro para pagamentos em espécie. Mas a principal polêmica surge quando o motorista não tem troco – situação que o obrigaria a oferecer o serviço gratuitamente.

De acordo com o deputado “[A falta de troco impõe ao passageiro] um constrangimento desnecessário e, não raras vezes, tem de efetuar um Pix para pagar a corrida ou deixar de receber o troco porque o motorista não lhe apresenta outra solução adequada”.

O projeto, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisado pelas comissões de Viação e Transportes, Defesa do Consumidor e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Esta possível obrigatoriedade de troco em dinheiro pode criar desafios adicionais para os motoristas do Uber. Afinal, altera a dinâmica de pagamento, que já é coberta em aplicativo. Por exemplo, se não for possível efetuá-lo no momento, o cliente paga o equivalente em corrida futura, e o valor é repassado ao motorista. 

Projeto de Lei vem logo após nova regra de ar condicionado ser aprovada no Rio

  • A mudança na legislação do Uber não é a única preocupação para os motoristas.

  • Isto porque, recentemente, a Secretaria de Defesa do Consumidor do Rio de Janeiro proibiu a cobrança extra pelo uso do ar-condicionado em carros de aplicativo. A medida foi uma resposta a inúmeras reclamações de consumidores, que consideraram a prática abusiva.

  • Essa proibição, baseada no Código de Defesa do Consumidor, implica que todos os motoristas de aplicativos no estado do Rio de Janeiro estão sujeitos a essa nova regra. O descumprimento pode resultar em punições severas, como multas, suspensão da licença e cassação da inscrição.

Motorista de Uber

 

 

Nova Lei, se aprovada, pode complicar a vida de motoristas (Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil)
  • Diante dessa mudança, muitos motoristas argumentam que é necessário repensar as parcelas de repasse, visando cobrir os custos adicionais de manter o ar-condicionado ligado.

Veja também:Nova modalidade facilita viagens com pet na Uber; confira regras

É obrigação do Uber ter troco em dinheiro?

  • Ainda não é obrigação do motorista de aplicativo ter troco em dinheiro disponível. Quando isto impede o pagamento, o cliente pode pagar o equivalente em uma próxima corrida. No entanto, as coisas podem mudar caso o Projeto de Lei 4126/23 seja aprovado.

Se realmente se tornar obrigação do Uber ter troco em dinheiro, fica difícil imaginar como serão as corridas. Afinal, o prejuízo para motoristas pode ser grande, levando-os a evitar este tipo de viagem e, em consequência, complicando também para os clientes.

Adson Leonardo
Adson LeonardoOlá, sou Adson Leonardo, graduando em Letras - PT pela UNIMONTES, escritor, poeta, e trabalho com redação para WEB desde 2018. Nestes anos já escrevi sobre os mais diversos temas, com um carinho especial no campo das ciências, escrita criativa e jogos. No mundo dos carros e automobilismo me interesso especialmente pelas inovações e tecnologias que permeiam este setor sempre em movimento.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar