Nova lei prevê o fim dos radares móveis; entenda o caso

Conheça a nova lei que prevê o fim dos radares móveis e saiba o que poderá acontecer com essa grande mudança; confira todos os detalhes!

Um novo projeto de lei tem como foco colocar fim nos radares móveis, a fim de proibir multas em velocidades abaixo do estabelecido e propor grandes mudanças para os condutores locais.

De forma mais clara, o projeto é de autoria do deputado Delegado Éder Mauro, do PSD-PA, que entende que esse tipo de radar pode criar “emboscadas” em determinados casos.

Acompanhe o Garagem360 e entenda todos os detalhes!

Entenda o PL que prevê o fim dos radares móveis

Segundo as informações dispostas pela Agência Câmara de Notícias, o novo Projeto de Lei 5211/20 tem como objetivo propor uma alteração bastante significativa em relação aos radares móveis.

De forma mais clara, o projeto do deputado Delegado éder Mauro visa impedir a aplicação de multas por velocidades inferiores a 120 km/h registradas por radares móveis.

Além disso, a proposta inclui também a exigência de que, em situações onde a velocidade máxima é regulada por medidores fixos, haja sinalização clara e visível para os motoristas, com placas informativas colocadas a uma distância adequada.

O objetivo é simples e consiste em permitir que os condutores tenham tempo hábil para ajustar a velocidade antes de chegarem ao ponto de medição. Em complemento, o PL busca garantir outra mudança voltada para as alterações na velocidade máxima permitida ao longo de uma via.

Isto é, o foco é garantir que essas alterações sejam baseadas em necessidades comprovadas por condições legais e geográficas, e não sejam mudanças frequentes e arbitrárias.

Basicamente, isso se alinha com a preocupação do autor do projeto em evitar o que ele descreve como “armadilhas de velocidadeque mais parecem focar na geração de receita através de multas do que na segurança dos motoristas.

Foto: divulgação

Veja também: Novos radares de trânsito viram o pesadelo dos motoristas: registram muito mais que a velocidade

PL estabelece distância máxima das placas de sinalização

Se aprovado, ainda quanto às placas de sinalização, o PL determina que as entidades de trânsito sejam responsáveis por normatizar a instalação de placas informativas a 200 metros de distância, para alertar os motoristas sobre a presença de radares de controle de velocidade. 

Por fim, há também a proposta de que a sinalização indicativa da velocidade máxima permitida seja posicionada a 500 metros antes desses equipamentos de fiscalização.

Aproveite para conferir: IPVA 2025: veja como se adiantar e ficar em dia com o imposto

 ↓Essa informação foi útil para você? Comente abaixo e deixe a sua opinião!↓

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Vitória Marques
Escrito por

Vitória Marques

ASSISTA AGORA