Novo radar vira o terror dos apressadinhos e pega até quem freia antes

Novo radar vira o terror dos apressadinhos e pega até quem freia antes. Veja como funciona.

A era dos radares tradicionais, que flagram a velocidade instantânea no ponto em que estão instalados, está chegando ao fim. Um novo radar com tecnologia mais moderna já em testes no Brasil calcula a velocidade média de um veículo por trecho e logo vai começar a multar os apressadinhos. 

A BR-050, em Uberaba (MG) , se tornou a primeira via de concessão federal a contar com o equipamento e promete mudar os hábitos dos motoristas. 

Como funciona o novo radar de velocidade média?

Diferente dos radares fixos, que medem a velocidade em um único ponto, os novos equipamentos instalados na BR 0-50 calculam a velocidade entre dois pontos fixos, no caso, oa dois radares estão distantes 11 km um do outro.

Ao cruzar o primeiro radar, um cronômetro começa a marcar o tempo do veículo e quando ele passa pelo segundo radar, o equipamento calcula a média de velocidade na distância percorrida. Se a velocidade for acima da permitida, o motorista é multado. 

Essa tecnologia é capaz de identificar motoristas que aceleram demais em um trecho e freiam bruscamente antes de chegar ao fim do radar, uma prática comum entre aqueles que buscam evitar multas. 

Com o radar com velocidade média, essa estratégia não vai funcionar mais, já que a fiscalização ocorre em um trecho mais extenso e leva em consideração a velocidade média do veículo

Novo radar já funciona na BR 0-50 - Foto: Reprodução
Novo radar já funciona na BR 0-50 – Foto: Reprodução

Benefícios do novo sistema

A adoção de radares de velocidade médias traz benefícios para a segurança viária, como:

  • Redução de acidentes – estudos internacionais mostram que a instalação desse tipo de radar pode reduzir em até 50% o número de acidentes fatais.
  • Conscientização dos motoristas – ao saber que a velocidade é monitorada em um trecho mais longo, os motoristas tendem a reduzir a velocidade e adotar uma postura mais segura no trânsito.
  • Maior fluidez no trânsito – com a redução da velocidade, o trânsito tende a ficar mais organizado, diminuindo os riscos de colisões e congestionamentos.

Implementação em caráter experimental

Os radares de velocidade média na BR 0-50 foram instalados nos quilômetrs 171 e 182. Caso o motorista percorra a distância entre os dois em menos de 11 minutos é registrada a velocidade acima da permitida no trecho. 

Como ainda está em fase experimental, e por enquanto não haverá aplicação de multas. Segundo a concessionária Eco50 o intuito é conscientizar os motoristas sobre a importância de respeitar os limites de velocidade e contribuir com um trânsito mais seguro. 

E o que achou do novo radar? É uma boa notícia? Responda nos comentários.

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28 de outubro de 2024 19:01

Estudos internacionais? De onde esses estudos? Estudos internacionais mostram que, radares em locais inapropriados, causam mais acidentes. Ficou provado em Goiás. Reduziram os radares, retirando os que estavam em locais sem necessidade (instalado anteriormente para arrecadar com multas) e, após 1 ano, houve redução no número de acidentes. Quanto aos radares por velocidade média, como vai vc multar o(a) motorista sem saber onde ele(a) estava acima do limite? multa genérica? Ver como os tribunais

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Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

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