Nova lei prevê isentar motociclistas de pagar pedágio em estradas federais e estaduais

Uma nova lei prevê isentar motociclistas de pagar pedágio em estradas federais e estaduais, afim de garantir mais facilidade e propocionar uma redução nos custos para transitação.

De forma mais clara, o projeto de lei é proposto pelo deputado Pastor Sargento Isidório, e, se aprovado, isenta determinados motociclistas das taxas atribuídas às respectivas rodovias.

Acompanhe o Garagem360 e entenda mais detalhs da proposta!

Nova lei prevê isentar motociclistas de pagar pedágio em estradas federais e estaduais

O Projeto de Lei 2322/24, iniciativa do deputado Pastor Sargento Isidório, promete ser um marco para os usuários de motocicletas nas estradas do país.

De forma simples e breve, o objetivo é bastate claro e consiste na ideia de isentar o pagamento de pedágios para motos, o que, se confirmado, poderá diminuir drasticamente os gastos de transporte para inúmeros trabalhadores que dependem de suas motocicletas para sustento.

Isso porque, segundo o autor do PL, a maioria dos motociclistas que serão abrangidos por essa medida são trabalhadores de renda baixa que escolhem este meio de transporte pela acessibilidade e pela economia de combustível.

“Isentá-las de pedágios contribuirá para a redução do custo de vida e para a mobilidade desses cidadãos”, pontua o parlamentar.

Vale destacar que a efetivação da isenção ainda depende da aprovação do projeto pelas comissões responsáveis, como as de Viação e Transportes; Finanças e Tributação; Constituição, Justiça e Cidadania, além da necessária validação final pelo Senado.

Confira também: Prepare o bolso: pedágios em SP ficam mais caros; confira novos valores

Fique ainda mais por dentro: Nova solução promete garantir economia de quase R$ 2 milhões por mês em multas pedágios

O que acontece com quem não paga pedágio?

É dever de todo e qualquer motorista efetuar o pagamento do pedágio, quando necessário. Dessa forma, quem não cumpre com o estabelecido comete uma infração grave.

A infração resulta em multa e soma de pontos na CNH. De forma mais clara, as penalidades incluem:

  • Multa no valor de R$ 195,23
  • 5 pontos somados à CNH

Por fim, ainda é importante destacar que essa conduta configura evasão de pedágio.

Aproveite para conferir: Donos de carros da Ford agora contam com novidade que promete ajudar na hora do perrengue

Curte o nosso conteúdo? Aproveite para conferir os vídeos do Garagem360 no Canal do Youtube. Por lá, há novos conteúdos toda semana, além de avaliações dos mais diferentes veículos! Aproveite para se inscrever e não perder nenhuma novidade!

ASSISTA AGORA
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Veja mais ›
Fechar