Nissan Frontier 2026 ganha edição especial Roush Off-Road
A Nissan dos EUA se une à Roush Performance para criar a Frontier PRO-4X R, uma picape com suspensão Öhlins e visual exclusivo. Descubra se a parceria pode inspirar uma edição especial da Frontier brasileira.
A Nissan Frontier nunca foi sinônimo de esportividade, mas a marca está mudando essa percepção nos Estados Unidos. A Nissan anunciou uma nova parceria com a Roush Performance para criar uma versão off-road ainda mais especializada: a Frontier PRO-4X R. A novidade, que foca em melhorias de desempenho, levanta a questão: essa união faria sentido para o modelo fabricado na Argentina, que é vendido aqui no Brasil?
A Força da Parceria: O Que o Kit Roush Adiciona
A colaboração com a Roush transforma a Frontier PRO-4X em uma máquina ainda mais capaz para o fora-de-estrada. O destaque é um kit de elevação de 2 polegadas, combinado com uma configuração de suspensão e amortecedores da renomada Öhlins.
Desenvolvida e ajustada especificamente para a picape, a suspensão utiliza reservatórios de gás externos e aletas de resfriamento para lidar com as condições mais severas de condução.
No visual, o toque da Roush é sutil, mas marcante. A Frontier PRO-4X R recebe detalhes em titânio na grade, para-choque e rodas, além de emblemas exclusivos da Roush nos para-lamas e na tampa traseira. No interior, o logotipo da preparadora é bordado nos encostos de cabeça, reforçando a identidade da edição.
O kit de performance, que não é vendido nas concessionárias, adiciona um custo de US$ 4.395 ao preço da picape, elevando o valor total para US$ 47.960 (cerca de R$ 262 mil).
E no Brasil?
Enquanto a Nissan dos EUA investe em parcerias como a com a Roush, a Frontier vendida no Brasil, fabricada em Córdoba, na Argentina, segue uma estratégia diferente. A picape vendida no mercado brasileiro, que compartilha a plataforma com a Nissan Navara, tem um DNA robusto e confiável, mas não conta com opções de personalização ou kits de alta performance de fábrica.
A Frontier brasileira já tem uma versão PRO-4X em seu portfólio, que é a topo de linha e foca em capacidades off-road, com pneus de uso misto e diferenciais blocantes. Ela é equipada com o motor 2.3 litros bi-turbo diesel, com 190 cv, e se destaca por sua suspensão multilink na traseira, que garante mais conforto. No entanto, a ausência de um “kit de performance” de fábrica, como o da Roush, poderia ser uma oportunidade perdida.
Em um mercado dominado por picapes médias e com uma forte cultura off-road, uma colaboração entre a Nissan Brasil e uma preparadora local para oferecer uma versão especial, com suspensão e visual aprimorados, poderia atrair um público mais exigente e ávido por personalização.
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.