7 coisas que viraram itens obrigatórios nos carros 0km: ninguém mais abre mão

Não são itens obrigatórios, mas são indispensáveis para muitos dos novos proprietários. Seja por conforto ou segurança, alguns componentes fazem toda a diferença no momento da escolha por um 0 km. Veja quais são. 

Itens que se tornaram obrigatórios para alguns proprietários

Antes de mais nada, vamos aos itens:

1 – Seis ou mais airbags

Os airbags, juntamente com os freios ABS, passaram a ser obrigatórios em 2014. Desde então, os fabricantes passaram a incluir o item, mas alguns vão ainda mais longe com 6 ou mais. 

Os extras são dispostos nas laterais, os traseiros, do tipo cortina, para proteção exclusiva de cabeça, bem como os airbags de joelho, central, de cinto, capô e teto. 

2 – Câmbio automático

O câmbio automático tem se tornado cada vez mais popular devido à sua praticidade e conforto. Com ele, o motorista não precisa se preocupar em trocar as marchas manualmente, tornando a experiência de condução mais suave.

Existem diferentes tipos, no entanto os mais comuns possuem o conversor de torque. Nestes casos, a troca das marchas é feita por um sistema eletrônico de forma autônoma, de acordo com a rotação do motor. 

câmbio automático
O câmbio automático passou a ser uma obrigatoriedade para alguns motoristas. Foto: Divulgação

3 – Direção elétrica

A direção elétrica é mais comum e também traz mais praticidade e conforto ao condutor. A princípio, a direção elétrica é uma evolução da hidráulica, já que oferece maior leveza e precisão. Além disso, facilita a manobrabilidade do veículo e contribui para a economia de combustível.

4 – Multimídia com pareamento de celular

Com o avanço da tecnologia, ter uma central multimídia com capacidade de pareamento de celular é essencial. Isso permite que o motorista utilize funções como GPS, reprodução de música e chamadas telefônicas de forma prática e segura.

5 – Ar-condicionado 

O ar-condicionado digital proporciona maior controle da temperatura interna do veículo, garantindo conforto térmico tanto no calor quanto no frio. Os modelos mais modernos são digitais e automáticos, que ajustam a temperatura e fluxo do ar conforme as preferências dos ocupantes. 

Nos modelos ainda mais completo há a opção do ar-condicionado dual zone, onde o lado do motorista e do passageiro podem ter temperaturas diferentes.

ar condicionado
O ar condicionado manual deu lugar ao digital. Foto: Freepik

6 – Controles de tração e estabilidade

Os controles de tração e estabilidade são recursos importantes para garantir a segurança durante a condução do veículo. Eles ajudam a manter o carro estável em diferentes condições de pista, evitando derrapagens e perda de controle. Estão cada vez mais comuns, encontrados inclusive em modelos 1.0. 

Confira também: O que já sabemos sobre os carros da nova montadora chinesa que venderá SUV no Brasil

7 –  Sensor de distância

O sensor de distância, como o nome sugere, monitora a distância entre o carro e o veículo à frente e acionam automaticamente os freios para evitar acidentes. A princípio, eram equipados apenas em carros mais caros, como os da Volvo. 

Atualmente se encontra até em modelos mais em conta, como Hyundai HB20 Evolution, por exemplo.

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar