Mulher pode ser motorista de app?
Mulher pode ser motorista de app? Entenda mais detalhes sobre essa profissão
O Garagem360 recebeu uma dúvida de uma leitora sobre: mulher pode ser motorista de app? Logo abaixo, revelamos mais detalhes sobre essa profissão. Acompanhe!
Mulher pode ser motorista de app?

Sim. Para se ter uma ideia, em 2024, houve um crescimento de 16% de mulheres como motorista da 99 em comparação a 2023. Entre os motivos, destacam-se o investimento da companhia em iniciativas e ferramentas tecnológicas como o botão 99 Mulher.
De maneira resumida, trata-se de um recurso que permite que as condutoras receberem chamadas somente de passageiras. Além disso, com o auxílio de inteligência artificial, é possível identificar as situações de risco com mais facilidade.
Essas implementações trouxeram resultados bastante positivos. Na prática, a 99 registrou uma queda de 32,5% por milhão de corridas nos casos de assédios contra passageiras em comparação com 2024.
“A 99 quer ver cada vez mais mulheres ocupando as ruas e investe continuamente no direito de todas de ir e vir com segurança e, acima de tudo, autonomia e liberdade. Ainda há muito a ser feito e estamos comprometidos em promover um ambiente inclusivo onde todas possam prosperar, seja por meio de oportunidades para gerar renda flexível ou acessar serviços que facilitem suas rotinas diárias”, destaca Priscilla Chaves, gerente Sênior de Operações da 99.
Leia também:
-
Volkswagen Gol ainda é o usado mais vendido do Brasil em 2025; veja o top 10
-
Adeus, acidentes? Novo sistema ADAS tem solução inédita de segurança
Conheça algumas experiências de mulheres como motoristas de aplicativo
Débora Braz, motorista parceira da 99 há cinco anos, relata como é o dia a dia como motorista de aplicativo.
“Eu comecei a trabalhar como motorista de app após superar um aneurisma cerebral. Logo nos primeiros meses, aprendi a ter foco, a definir meus objetivos e consegui conquistar minha independência financeira. É inspirador ver o quanto a 99 realmente se preocupa com a gente e está sempre criando iniciativas em prol de tantas outras mulheres que querem conquistar seu espaço assim como eu”, destaca.
Quem também traz o seu relato é Andrea Costa, motorista parceira da 99 há sete anos.
“Ser motorista de app tem sido uma experiência incrível, me permitindo cuidar da minha casa, da minha família e ainda ter tempo pra mim. Faço o que gosto e, de quebra, ouço histórias incríveis de outras mulheres, tanto de motoristas como eu, que encontraram nessa profissão sua independência financeira e mais confiança em si mesmas, quanto de passageiras, que compartilham suas alegrias e desafios do dia a dia”, confessa.
E você, como avalia a experiência como motorista de aplicativo? Comente e compartilhe a sua opinião com outros leitores do Garagem360.
Leia também: BYD Dolphin 2026 traz novidades inéditas (tem até geladeira)