Novo Dacia Duster europeu antecipa mudanças do SUV da Renault no Brasil

A Dacia divulgou oficialmente imagens do novo Dacia Duster, o “irmão mais incrementado” do que o modelo vendido pela Renault no Brasil. E o SUV europeu conta com uma série de melhorias que o tornam mais robusto, sustentável e tecnológico em relação ao seu antecessor. 

A terceira geração do SUV chega às concessionárias na primavera de 2024 (entre março e junho). 

Novo Dacia Duster - Foto: Divulgação

 

Novo Dacia Duster – Foto: Divulgação

 

O Novo Dacia Duster

A nova geração do Duster apresenta muitas semelhanças como o carro conceito Bigster, revelado pela primeira vez em 2021.

Entre eles, o para-lamas, que agora vem com proteção emborrachada, grupo ótico full led, vincos mais evidentes no capô, assim como as maçanetas embutidas, etc. 

Também conta com detalhes em plástico reciclado em uma tentativa de apresentar mais itens sustentáveis, como a soleira de carga. 

O modelo é desenvolvido sob a plataforma CMF-B. A mesma que será usada nos dois novos SUVs da Renault no Brasil, incluindo o já anunciado Kardian. No entanto, não há informações concretas da configuração do novo Duster por aqui. 

Detalhes em plástico reciclado - Foto: Divulgação

 

Detalhes em plástico reciclado – Foto: Divulgação

 

Possivelmente deve compartilhar do mesmo motor do Kardian, o 1.0 turboflex produzido nacionalmente, associado à caixa automatizada de dupla embreagem e seis marchas.

“Mesmo antes de trabalhar no estilo do novo Duster, trabalhámos nas suas proporções para lhe dar uma postura forte,” ressalta David Durand, Diretor de Design da Dacia. 

Na Europa, são mais opções, incluindo o Hybrid 140, equipado com um sistema híbrido autocarregável que produz 138 cv de 1,6 e 1,2 turbo com sistema híbrido leve de 48 V. Por lá, já está confirmada também a tração 4×4. 

O novo Dacia Duster é ligeiramente maior que a geração atual, com  4,34 m de comprimento, 1,81 m de largura e 1,66 m de altura, sendo 14 cm mais longo que a geração anterior.

Dacia Duster - Foto: Divulgação

 

Dacia Duster – Foto: Divulgação

 

Por dentro, o destaque é o espaço extra de 30 mm para as pernas no banco traseiro, assim como a maior largura e o porta-malas de 472 litros, o que representa um aumento de 6%, segundo a marca. 

Além disso, é equipado com com um cluster digital de 7 polegadas e uma tela de central multimídia de 10,1 polegadas. 

A força do Duster 

Nascido em 2010 e renovado pela primeira vez em 2017, o Duster se consolidou na Europa, onde recebeu 40 prêmios e em 2022 foi o SUV mais vendido do continente.

Dacia Duster - Foto: Divulgação

 

Dacia Duster – Foto: Divulgação

 

Ao longo de 13 anos no mercado, foram mais 2,2 milhões de unidades produzidas. 

De acordo com a marca, saem quase mil unidades da fábrica da Dacia em Pitesti, na Romênia, o que representa quase um veículo por minuto.

 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de viagens rápidas, mas sonho em viajar em um cosmic car para o espaço sideral.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar