Uber e 99 emitem comunicado para todos os clientes: vai continuar tendo mototáxi em 2025?
Uber e 99 mantêm serviço de mototáxi em SP em 2025, indo contra o decreto municipal e gerando polêmica sobre segurança.
Não é de hoje que o serviço de mototáxi gera uma grande polêmica em diversos locais do Brasil, principalmente em São Paulo. Neste ano de 2025, a discussão sobre o assunto está ainda mais acirrada.
De forma mais clara, recentemente, a Uber e a 99 decidiram lançar o serviço de moto por aplicativo em SP, mesmo com a vigência do decreto do prefeito que proíbe esse tipo de serviço, o que causou uma grande discussão a respeito do tema.
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Entenda a polêmica da Uber e 99 quanto ao serviço de mototáxi em 2025
Bem, assim como dito anteriormente, a polêmica em torno do serviço de mototáxi em 2025 por aplicativo em São Paulo se intensificou nos últimos meses, especialmente com a atuação da 99.
De forma mais clara, a empresa em questão havia lançado seu serviço de motos na cidade em 2023, mas logo se deparou com um decreto do prefeito Ricardo Nunes (MDB) que proibia esse tipo de transporte.
O que acontece é que a Prefeitura de São Paulo alegava questões de segurança, citando o alto índice de acidentes com motos na cidade. No entanto, uma decisão judicial recente permitiu que a 99 continuasse a operação, impedindo que a empresa fosse multada.
Diante dessa decisão favorável à 99, a Uber, que já havia anunciado o lançamento do seu serviço Uber Moto na cidade em 2023, mas havia suspendido temporariamente suas operações devido ao decreto, viu uma oportunidade para reativar sua plataforma de motos.
Assim, no dia 22 de janeiro de 2025, a Uber decidiu seguir o mesmo caminho da concorrente e relançou o serviço na capital paulista, argumentando que a decisão judicial que havia barrado a suspensão do serviço da 99 também se aplicava à sua operação.
A Uber afirmou, portanto, que sua intenção era atender a uma demanda crescente por alternativas de transporte mais baratas e ágeis, especialmente nas áreas periféricas da cidade, onde o transporte público é mais escasso.
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O que diz a Uber e a 99?
Sem muitas delongas, ambas as empresas, Uber e 99, contestam a legalidade do decreto de Nunes e consideram que ele fere princípios constitucionais, como a liberdade de iniciativa e a livre concorrência.
Em contrapartida, o prefeito defende que a liberação do serviço pode agravar os problemas de segurança no trânsito, principalmente com o aumento de acidentes envolvendo motocicletas.
Assim, com a postura das empresas de continuar oferecendo o serviço de mototáxi, a questão segue sendo discutida nos tribunais e entre os gestores municipais, enquanto os motoristas e usuários aguardam mais definições sobre a regulamentação dessa nova modalidade de transporte na cidade.
Por fim, o que se sabe até agora é que a batalha jurídica e política em torno do serviço de mototáxi por aplicativo em São Paulo está longe de uma resolução definitiva.
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