Motoristas de CNH C, D e E possuem novo prazo para renovar o exame toxicológico
Saiba qual o novo prazo dos motoristas de CNH C, D e E para renovar o exame toxicológico e veja quais as penalidades para quem circular com ele de forma indevida; confira os detalhes!
Se você é um motorista de CNH C, D ou E, é melhor se atentar, porque o novo prazo para renovar o exame toxicológico já está chegando ao fim para milhares de condutores.
É importante deixar claro que a renovação do exame é obrigatória. Ou seja, quem não estiver em dia com ele estará sujeito à aplicação de multa e de demais penalidades.
Acompanhe o Garagem360 e fique por dentro!
Qual o novo prazo para renovar o exame toxicológico?
O prazo para renovar o exame toxicológico foi alterado neste ano de 2024 para os motoristas de CNH C, D e E. Agora, a data final varia de acordo com o vencimento da Carteira Nacional de Habilitação. Veja:
- Condutores de CNH com vencimento entre janeiro e junho – até 30 de março
- Condutores de CNH com vencimento entre julho e dezembro – até 30 de abril
Isso significa que, no segundo caso, os motoristas têm até o fim deste mês para regularizar o exame toxicológico e evitar as penalidades para quem não estiver em dia com ele.
Como saber se meu toxicológico está vencido?
- Acesse a Carteira Digital de Trânsito (CDT)
- Acesse a área do condutor
- Clique em “Exame Toxicológico”
- Verifique o respectivo prazo
Se o exame estiver vencido, será preciso buscar um laboratório credenciado pela Senatran e realizar a coleta para que o toxicológico possa ser feito.
Aproveite e veja: ALERTA: última chance para motoristas regularizarem exame toxicológico
O que acontece se eu for pego com o toxicológico vencido?
- Infração gravíssima
- Multa de R$ 1.467,35
- Sete pontos na CNH
É preciso destacar que o prazo para ciruclar com o toxicológico vencido é de 30 dias. Isto é, o condutor tem até 1 mês para se regularizar antes de que as penalidades sejam aplicadas.
Outro ponto importante é que, em caso de resultado positivo, o motorista também fica impedido de renovar a CNH. Para aqueles que contam com EAR na habilitação, pode ocorrer demissão por justa causa.
Ademais, é preciso aguardar um novo prazo (normalmente de 90 dias) para refazer o toxicológico e apresentar o resultado negativo para continuar circulando livre de pendências.
Por fim, o exame só pode ser utilizado por 90 dias. Ou seja, quem tem uma CNH que vence até fim do ano deve se atentar para aproveitá-lo e já renovar o documento.
Aproveite para conferir: Motorista de app passa por momentos de desespero após ser colocado no porta-malas do próprio carro durante assalto