Motoristas da Uber reclamam de bloqueio no app e plataforma responde

Motoristas da Uber são bloqueados do app sem justificativa. Sem motivo aparente, alguns motoristas estão tendo suas contas suspensas. Entenda!

Não é de hoje as reclamações de motoristas da Uber que bloqueados do app sem justificativa. Em agosto do ano passado, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) deu ganho de causa a um motorista de Porto Alegre após a empresa tê-lo bloequado. 

Na ocasião, o desembargador entendeu a desativação da conta como “maneira arbitrária”.

Motoristas da Uber são bloqueados do app sem justificativa - Foto: Captura de Tela
Motoristas da Uber são bloqueados do app sem justificativa – Foto: Captura de Tela

 

Motoristas da Uber são bloqueados do app sem justificativa

A decisão do desembargador Aymoré Roque Pottes de Mello, da 11ª Câmara Cível levou em consideração o histórico do motorista, com mais de 5 mil viagens e avaliação de 4,97 estrelas. 

“Não obstante isso, de maneira arbitrária, sem prévia notificação, foi descadastrado da plataforma, ficando à mercê da decisão da ré (Uber), o que configura situação passível de causar abalo moral indenizável”, ressaltou o desembargador.

Hoje, outros motoristas da Uber também entram na justiça alegando que a plataforma desativou suas contas sem motivo ou reclamação aparente. 

Na maioria dos casos, o bloqueio é temporário e há um procedimento simples para a reativação da conta. 

É o caso de um motorista que não quis se identificar com medo de perder a conta novamente. 

Segundo ele, mesmo com a nota 5 e menos de três meses na plataforma foi bloqueado, o que durou 9 dias, mas foi o suficiente para ter uma queda significativa nos ganhos. 

“Eu comprei o carro para rodar na Uber. Comecei bem, mas veio o bloqueio. Fiquei meio triste, porque tinha a prestação pra pagar. Entrei em contato com eles e ficaram de reativar antes do carnaval, mas demorou um pouco mais”, ressaltaou ao Garagem360.

Assim como outros casos, não foi informado o motivo do bloqueio. Nos grupos, os motoristas falam sobre suas experiências com bloqueios temporários e os possíveis motivos:

Captura de tela
Captura de tela 

 

Captura de tela
Captura de tela

Outro motorista que não quis falar a reportagem abriu uma ação na justiça para reativar a conta. 

O que leva a bloqueio na Uber?

De acordo com o site quaisquer atitudes que “coloquem em risco a reputação da plataforma e impliquem em violação aos termos e políticas da Uber podem levar à rescisão contratual”. 

A plataforma ainda exemplifica os motivos para a desativação da conta:

  • Armas de fogo e outras

  • Assédio moral

  • Assédio sexual

  • Compartilhar seu cadastro

  • Contato físico não-consensual

  • Crime

  • Desativação de veículos

  • Dirigir embriagado

  • Estar com outras pessoas no veículo

  • Foto incompatível

  • Gravações

  • Informações dos usuários

  • Manipular viagens

  • Manipular conta

  • Meios inapropriados/atividades fraudulentas

  • Perfil falso

  • Perfil duplicado

  • Prejudicar a acessibilidade

  • Solicitar avaliação

  • Utilização indevida da marca

  • Veículo incompatível

  • Violência

Entramos em contato com a plataforma que também nos enviou uma nota sobre o tema:

A Uber toma com absoluta seriedade a decisão de desativar uma conta da plataforma.

Todas as desativações estão fundamentadas nas políticas e diretrizes da plataforma, como o Código da Comunidade Uber, que foi criado para que a experiência com o aplicativo seja sempre positiva, segura e respeitosa tanto para motoristas parceiros quanto para usuários.

Temos processos rigorosos em nosso suporte, feito por humanos, que analisam o teor dos reportes enviados pelo aplicativo antes de tomar medidas nas contas envolvidas.

A menos que haja uma emergência, ameaça à segurança ou outra situação de risco, enviamos diversos comunicados ao motorista parceiro antes de desativar sua conta permanentemente. 

Desativações ocorrem na minoria das situações envolvendo motoristas parceiros, e existem procedimentos para que seja solicitada revisão caso o parceiro entenda que houve alguma decisão equivocada. No processo ele pode fornecer informações adicionais para dar suporte à revisão, como gravações de áudio ou vídeo.

E é como a plataforma nos informou: em caso de bloqueio entre em contato para uma revisão do caso. 

Veja também este post com os melhores carros para fazer Uber em 2024.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA