Valor do IPVA 2023 em São Paulo já pode ser consultado; saiba como

Os proprietários de veículos registrados no Estado de São Paulo já podem conferir o valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores de 2023 em toda a rede bancária. A consulta do IPVA 2023 pode ser realizada nos terminais de autoatendimento, internet banking e aplicativos de celular dos bancos, bastando informar o número do Renavam.

Saiba mais sobre o IPVA 2023 em São Paulo

Valor do IPVA 2023 em São Paulo já pode ser consultado
Confira detalhes sobre o IPVA 2023 em São Paulo (Foto: Edson Lopes Jr/Prefeitura de São Paulo)

Também é possível verificar o valor do imposto diretamente no portal da Secretaria de Estado da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP), tendo em mãos o número do Renavam e a placa do veículo.

A Sefaz-SP disponibiliza, ainda, consulta ao valor venal do automóvel para 2023 no Sistema de Veículos (Sivei), bastando ao proprietário informar a placa do veículo.

VEJA TAMBÉM

O proprietário tem até a data de vencimento da placa – consulte o calendário do IPVA SP 2023 – para quitar o imposto em cota única, com desconto, ou pagar a primeira parcela do tributo.

Neste ano, é possível pagar o imposto em até cinco vezes. Já para os proprietários que decidirem quitar antecipadamente o tributo em janeiro, o desconto será de 3%. Essa opção é atrativa, pois apresenta um rendimento maior que o da poupança, por exemplo.

A novidade para 2023, é que, dependendo do valor do IPVA, o sistema calculará automaticamente o número de parcelas: em três, em quatro ou em cinco parcelas, iguais e consecutivas, desde que o valor mínimo por cota seja de R$ 68,52 – o equivalente a duas Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (Ufesp).

Evite atrasos no pagamento

Valor do IPVA 2023 em São Paulo já pode ser consultado
Evite atrasos no pagamento e fique livre de multas e juros (Foto: Pixabay)

O contribuinte deve ficar atento, pois as datas de vencimento do IPVA têm início na próxima semana (para pagamento antecipado em cota única, com desconto) e no dia 11 de fevereiro (1ª cota do parcelamento). 

Quem deixar de recolher o imposto na data certa fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto.

Permanecendo a inadimplência do IPVA, o débito será inscrito na Dívida Ativa, além da inclusão do nome do proprietário no Cadin Estadual, impedindo-o de aproveitar eventual crédito que possua por solicitar a Nota Fiscal Paulista. A partir do momento em que o débito de IPVA estiver inscrito, a Procuradoria Geral do Estado poderá vir a cobrá-lo mediante protesto.

A inadimplência do IPVA impede o novo licenciamento do veículo. Após a data limite fixada pelo Detran para o licenciamento, o veículo poderá vir a ser apreendido, com multa aplicada pela autoridade de trânsito e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar