Motorista uber pode cobrar a mais pela viagem? Cuidado!
Saiba quais são as regras de pagamento da Uber e veja o que fazer caso você seja cobrado a mais em alguma viagem!
A Uber é uma das empresas que mais está crescendo no Brasil atualmente. É claro que a comodidade de poder solicitar um motorista particular para se deslocar de um local para o outro é um grande diferencial, mas é preciso atentar-se a alguns aspectos.
Já imaginou cair em um golpe aplicado por algum motorista da plataforma? Melhor evitar, né?! Para garantir mais segurança durante as viagens, é preciso entender quais são as regras da empresa, principalmente em relação à cobrança das viagens.
Quais são as regras de pagamento para as viagens Uber?
A Uber deixa bem claro quais são as regras vigentes tanto para os motoristas como para os passageiros que utilizam a plataforma. O objetivo é proporcionar um bom relacionamento para ambos os lados, sem prejudicar ninguém.
Dessa forma, antes de solicitar uma corrida, o passageiro precisa definir qual vai a ser a forma de pagamento por aquele serviço. O recomendado é realizar o pagamento através do cartão, porque isso, por si só, já evita maiores problemas.
No entanto, aqueles que preferirem também podem optar pelo pagamento em dinheiro. Nesse caso, o passageiro deverá informar se precisa de troco e ter em mãos a quantia adequada para o valor informado antes de concluir a solicitação.
Novas regras da empresa confundem motoristas
Há não muito tempo, a Uber começou a testar um novo recurso de cobrança para as corridas. Esse recurso funciona da seguinte forma:
- o passageiro solicita a viagem;
- o preço sugerido é X;
- o motorista entende que aquele valor é inadequado;
- ele sugere o valor Y.
Com o recurso em questão, é possível alterar até 5 vezes o valor sugerido. No entanto, a novidade foi testada somente nos Estados Unidos. Por outro lado, uma mudança no contrato em abril de 2020 para os brasileiros diz que:
“7.4.1. Ao aceitar uma Viagem, Você declara sua concordância em cobrar do Usuário o valor recomendado por nós como seu agente limitado de cobrança. Além disso, Você reconhece que o Preço é um valor sugerido por nós e que operará como o valor padrão, porém, após o encerramento de uma Viagem, Você tem o direito de cobrar um Preço mais baixo ou mais alto e nós iremos considerar todas estas solicitações suas de boa-fé (cada uma, um “Preço Negociado”).”
Então o motorista pode cobrar a mais?
Não! O motorista não pode cobrar qualquer valor a mais para o passageiro durante uma viagem. O que acontece é que a mudança no contrato gerou algumas interpretações, porém, ela tem uma condição bem específica.
Isto é, isso não quer dizer que o motorista pode cobrar a mais no fim de uma viagem se entender que o valor sugerido é insuficiente. O passageiro não tem absolutamente qualquer ligação com essa questão, somente a própria empresa.
Assim, o que pode ser feito é que o condutor entre em contato com a central de ajuda da Uber. Nesse contato, ele deverá mencionar que pretende sugerir uma alteração no valor. Além disso, não há qualquer garantia de que a Uber atenderá o pedido.
Fique ainda mais por dentro: Como ser motorista In Drive: requisito, como funciona, cadastro 2024