Motorista uber pode cobrar a mais pela viagem? Cuidado!

Saiba quais são as regras de pagamento da Uber e veja o que fazer caso você seja cobrado a mais em alguma viagem!

Uber é uma das empresas que mais está crescendo no Brasil atualmente. É claro que a comodidade de poder solicitar um motorista particular para se deslocar de um local para o outro é um grande diferencial, mas é preciso atentar-se a alguns aspectos.

Já imaginou cair em um golpe aplicado por algum motorista da plataforma? Melhor evitar, né?! Para garantir mais segurança durante as viagens, é preciso entender quais são as regras da empresa, principalmente em relação à cobrança das viagens.

 

Foto: Freepik

Quais são as regras de pagamento para as viagens Uber?

A Uber deixa bem claro quais são as regras vigentes tanto para os motoristas como para os passageiros que utilizam a plataforma. O objetivo é proporcionar um bom relacionamento para ambos os lados, sem prejudicar ninguém.

Dessa forma, antes de solicitar uma corrida, o passageiro precisa definir qual vai a ser a forma de pagamento por aquele serviço. O recomendado é realizar o pagamento através do cartão, porque isso, por si só, já evita maiores problemas.

No entanto, aqueles que preferirem também podem optar pelo pagamento em dinheiro. Nesse caso, o passageiro deverá informar se precisa de troco e ter em mãos a quantia adequada para o valor informado antes de concluir a solicitação.

Novas regras da empresa confundem motoristas

Há não muito tempo, a Uber começou a testar um novo recurso de cobrança para as corridas. Esse recurso funciona da seguinte forma:

  • o passageiro solicita a viagem;
  • o preço sugerido é X;
  • o motorista entende que aquele valor é inadequado;
  • ele sugere o valor Y.

Com o recurso em questão, é possível alterar até 5 vezes o valor sugerido. No entanto, a novidade foi testada somente nos Estados Unidos. Por outro lado, uma mudança no contrato em abril de 2020 para os brasileiros diz que:

“7.4.1. Ao aceitar uma Viagem, Você declara sua concordância em cobrar do Usuário o valor recomendado por nós como seu agente limitado de cobrança. Além disso, Você reconhece que o Preço é um valor sugerido por nós e que operará como o valor padrão, porém, após o encerramento de uma Viagem, Você tem o direito de cobrar um Preço mais baixo ou mais alto e nós iremos considerar todas estas solicitações suas de boa-fé (cada uma, um “Preço Negociado”).”

 

Foto: Freepik

Então o motorista pode cobrar a mais?

Não! O motorista não pode cobrar qualquer valor a mais para o passageiro durante uma viagem. O que acontece é que a mudança no contrato gerou algumas interpretações, porém, ela tem uma condição bem específica.

Isto é, isso não quer dizer que o motorista pode cobrar a mais no fim de uma viagem se entender que o valor sugerido é insuficiente. O passageiro não tem absolutamente qualquer ligação com essa questão, somente a própria empresa.

Assim, o que pode ser feito é que o condutor entre em contato com a central de ajuda da Uber. Nesse contato, ele deverá mencionar que pretende sugerir uma alteração no valor. Além disso, não há qualquer garantia de que a Uber atenderá o pedido.

Fique ainda mais por dentro: Como ser motorista In Drive: requisito, como funciona, cadastro 2024

 

Foto: Freepik
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Vitória Marques
Escrito por

Vitória Marques

ASSISTA AGORA