Uber é obrigado a ligar o ar condicionado?

Com temperaturas acima dos 30 graus em várias cidades, alerta de calor intenso em 15 estados e Brasília, o melhor é ficar em um ambiente climatizado e com bastante líquido, mas quem precisa se locomover? O Uber é obrigado a ligar o ar condicionado?

Uber é obrigado a ligar o ar condicionado? Alguns cobram um "Pix por fora" para isso - Foto: Johnatan Leal.
Uber é obrigado a ligar o ar condicionado? Alguns cobram um “Pix por fora” para isso – Foto: Johnatan Leal.

Uber é obrigado a ligar o ar condicionado?

Não há informações na plataforma ou no blog sobre a obrigatoriedade das corridas com ar condicionado, embora seja uma exigência do veículo na hora do cadastro.

De acordo com motorista de aplicativo, Aluisio Izolan, do Vale do Itajaí (SC), somente na categoria Comfort que o passageiro pode escolher (com valor adicional) e na Black. Ou seja, na categoria Uber X, a mais barata, não é obrigatório.

E a questão tem rendido discussões. Conforme apurou em setembro, o Uol. De acordo com a publicação, muitos passageiros se queixavam dos motoristas que não ligavam o ar ou cobranças adicionais pelo conforto: o “Pix por fora”.

Motoristas preferem ar ligado

Lançamos a questão em um grupo do Facebook com motoristas e todos foram unânimes em que a plataforma poderia cobrar um valor adicional aos usuários e repassar aos parceiros.

“Plataforma deveria cobrar a mais pelo ar. Ele responde por 30% a mais do consumo de combustível. Então, dar a opção do pix selecionar corrida com ar ligado, cobrando 30% a mais, inclusive no X!”, respondeu Aluisio. 

“O ar condicionado ligado NÃO é obrigatório, segundo as regras “atuais” da Uber, como escrito nestas regras, cabe negociação entre as partes! Mas como sempre foi estratégia deste app, não deixa claro isso, para que o ônus recaia sobre o motorista”, Telmo Ribeiro, Florianópolis.   

Além disso, a maior parte deles prefere, por conforto próprio, manter o ar ligado em dias quentes, mesmo com o consumo de combustível maior.

“Claro que o motorista gostaria de trabalhar em seu carro com o ar ligado no talo, é mais confortável, mas ao custo de 30% a mais, fica inviável”. 

“Comprei um carro a 4 anos atrás (quando os valores pagos ainda valiam a pena) para fazer a categoria confort, agora sem motivo aparente não vou poder fazer mais esta categoria. Fiquei com um carro grande e nada econômico e só posso reclamar”, diz Telmo.

Motoristas preferem ar condicionado ligado no calor - Foto: Freepik
Motoristas preferem ar condicionado ligado no calor – Foto: Freepik

“Como motorista eu penso que o uso do ar é para meu conforto, eu que fico horas dentro do carro e quanto mais confortável melhor. Tem uma galera que reclama, porém nem sabe quanto gasta seu carro e muito das vezes nem sabe selecionar corridas”, Gefise Martins, Vila Velha (ES).

E com as temperaturas na casa dos 40 graus, a melhor coisa é fazer como o Gefise e andar com o ar-condicionado ligado, principalmente em cidades como Vila Velha, cuja previsão é de 34º.

Veja também: Pode denunciar motorista uber por cancelar viagem? Veja regras

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de viagens rápidas, mas sonho em viajar em um cosmic car para o espaço sideral.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar