Montadoras chinesas vão sofrer duro golpe no Brasil

Montadoras chinesas vão sofrer duro golpe no Brasil. Veja o que pode acontecer por pressão das marcas tradicionais no país.

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) está estudando apresentar ao Ministério do Desenvolvimento um pedido de investigação contra as montadoras chinesas de carros elétricos sobre a prática de dumping. 

A notícia agitou o mercado automotivo brasileiro e reacendeu a discussão sobre a competição entre as montadoras tradicionais e as estreantes chinesas. 

Montadoras chinesas na mira da Anfavea

A alegação das montadoras tradicionais é que as empresas chinesas estariam vendendo seus veículos no Brasil a preços abaixo do padrão de mercado, configurando concorrência desleal.

A Anfavea, que representa as montadoras tradicionais como Volkswagen, Toyota, Chevrolet, Stellantis (dona da Fiat), etc,  defende a “livre concorrência”, mas alega que é preciso “prevenir práticas que prejudiquem o mercado automotivo brasileiro”. 

A entidade teme que a prática de dumping possa enfraquecer a indústria nacional, que também está investindo no desenvolvimento de carros elétricos e híbridos. 

Montadoras chinesas são as que mais vendem carros eletrificados no Brasil - Foto: Nicole Santana/ Garagem360
Montadoras chinesas são as que mais vendem carros eletrificados no Brasil – Foto: Nicole Santana/ Garagem360

 

ABVE – preocupação com o impacto nos veículos eletrificados

A ABVE, Associação Brasileira do Veículo Elétrico manifestou preocupação com a possibilidade de a investigação se voltar contra os veículos elétricos em geral, o que poderia prejudicar o avanço da eletrificação no país. 

O presidente da ABVE, Ricardo Bastos, ressalta que é preciso verificar se o pedido estará focado em veículos eletrificados. Se for este o caso, a investigação deve se limitar ao início da produção local das empresas chinesas BYD e GWM. 

“De qualquer maneira, e antes de mais nada, este é um debate que precisa ser feito avaliando os ganhos de eficiência e produtividade, em um comparativo de veículos eletrificados e a combustão. Não se pode acusar de dumping sem uma análise mais profunda antes.”

Empresas negam prática

As duas empresas chinesas, alvo das queixas, negaram categoricamente a prática de dumping. 

A BYD, que está construindo uma fábrica em Camaçari – BA, afirmou que agora é uma empresa brasileira e que por décadas, o setor foi deixado em segundo plano pelas montadoras tradicionais. 

“Estamos comprometidos com o desenvolvimento da indústria automotiva brasileira que, por décadas, foi deixado em segundo plano pelas montadoras tradicionais que tentam […] utilizar artimanhas para esconder a falta de competitividade”, afirmou a BYD em nota enviada à imprensa. 

A GWM, que também está instalada no Brasil, afirmou que vê “a ação com tranquilidade, pois segue estritamente as regras internacionais e a legislação brasileira para o comércio exterior”. 

Fábrica BYD Camaçari - BA - Foto: Divulgação
Fábrica BYD Camaçari – BA – Foto: Divulgação

 

histórico de medidas protetivas

Não é de hoje que as montadoras chinesas estão na mira da Anfavea. No fim de junho do ano passado, a associação pediu formalmente ao governo o aumento da alíquota de importação de veículos híbridos e elétricos para 35%. 

No fim de 2023, ficou definido um escalonamento desse imposto, começando com 12% nos híbridos e 10% para os elétricos.  Seis meses depois, o imposto foi para 20% (elétricos) e 18% para híbridos.

Em 2026, a alíquota deve chegar aos 35%. 

Líder em vendas de elétricos

Juntas, as duas montadoras chinesas são as que mais vendem veículos eletrificados no país (100% elétricos e híbridos). 

A BYD lidera o segmento com 7 em cada 10 carros 100% elétricos no país. Em 2024, a empresa emplacou mais de 70 mil unidades. O BYD Dolphin Mini, que em 2024 vendeu 21.946 unidades, é o carro elétrico mais vendido do Brasil. 

Entre os híbridos, o Song Plus é o mais vendido com 17.908 emplacamentos em 2024. Em segundo o GWM Haval com 17.851 emplacamentos. 

BYD Song - mais vendidos entre os híbridos - Foto: Nicole Santana/ Garagem360
BYD Song – mais vendidos entre os híbridos – Foto: Nicole Santana/ Garagem360

 

Veja os mais vendidos de cada categoria de acordo com dados da ABVE:

100% elétricos

 

Modelo

Vendas

1º) BYD Dolphin Mini

21.968

2º) BYD Dolphin

15.212

3º) GWM Ora 03

6.326

4º) BYD Seal

3.528

5º) Volvo EX30

2.748

6º) BYD Yuan Plus

1.634

7º) BYD Yuan Pro

1.237

8º) JAC E-JS1

1.227

9º) Renault Kwid E-Tech

1.051

10º) Volvo XC40

804

 

Híbridos

 

Modelo

Vendas

1º) BYD Song Plus

17.908

2º) GWM Haval H6

17.851

3º) Toyota Corolla Cross

13.459

4º) BYD Song Pro

9.671

5º) GWM Haval H6 GT

4.981

6º) BYD King

4.938

7º) Toyota Corolla

4.389

8º) Volvo XC60

3.263

9º) Toyota RAV4

2.458

10º) Caoa Chery Tiggo 7

2.446

 

Montadoras tradicionais receberam mais de R$ 8 bilhões em incentivos

Conforme apurou “O Fator“, a partir de dados do Portal da Transparência, as montadoras filiadas à Anfavea foram beneficiadas por pelo menos R$ 8,1 bilhões em renúncias fiscais federais em 2024. 

Esses números não estão atualizados e podem chegar a cifras maiores, como evidenciado em 2023, quando as renúncias fiscais chegaram a quase R$ 180 bilhões somando as empresas de todo país.

Leia também:

Montadoras planejam processar GWM e BYD por estratégia de preços no Brasil

 

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Robson Quirino
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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

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