Começa a operar, a partir da sexta-feira da próxima semana (31), o primeiro sistema de pedágios sem cancela do país. O novo modelo de tarifa passará a funcionar na rodovia Rio-Santos (BR-101).
Entenda os pedágios sem praças de cobranças
De acordo com autorização concedida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a tarifa Free Flow (fluxo livre em tradução simultânea) de cobrança automática de pedágio está liberada para atuar no país.
Desta forma, o sistema de cobrança inteligente da CCR RioSP possibilita que o motorista pague a tarifa de pedágio sem passar pela tradicional cabine de cobrança.
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Ao invés disso, trechos das rodovias como a Rio-Santos (BR-101), contarão com pórticos que farão a cobrança automática da taxa devida através de uma tag eletrônica – etiqueta de pagamento automático – instalada no para-brisa do veículo.
Os pórticos são estruturas que acoplam um sistema de cobrança eletrônico, como os usados em alguns locais para radares, por exemplo.
Com as tags, os motoristas poderão realizar o pagamento do pedágio por meio da fatura da operadora da tag eletrônica.
Quem não possuir as tags, deverá realizar o pagamento por meio da identificação da placa do veículo em até 15 dias, como forma de evitar multas.
Nesse caso, os motoristas precisam entrar em contato com a concessionária que administra a rodovia e obter direcionamento com relação ao melhor canal para realizar o pagamento.
A CCR RioSP disponibiliza em seu site oficial, os canais de whatsapp e app, além do número de telefone da administradora.
Sistema já entrou em operação, mas agora é pra valer
Desde o mês de fevereiro, o sistema free flow foi implementado pela CCR RioSP na rodovia Rio-Santos (BR-101) como forma de aperfeiçoamento.
Porém, a partir de 31 de março a operação será real, ou seja, serão cobradas as tarifas de pedágios aos motoristas que transitarem pela rodovia.
Os primeiros pórticos de cobranças do sistema free flow estão instalados nos trechos da rodovia Rio-Santos (BR-101) no Estado do Rio de Janeiro, em Paraty (Km 538), Mangaratiba (Km 447) e Itaguaí (Km 414).
”Praticidade” é a justificativa para implantação do novo modelo de cobrança
Ainda que já estejam disponíveis no mercado empresas de cobrança automática de tarifas como pedágio como forma opcional de serviço, para a CCR RioSP, a ampliação dessa modalidade é o principal motivo da iniciativa.
Assim, a concessionária se baseia nos dados da Associação Brasileira das Empresas de Pagamento Automático para Mobilidade (ABEPAM).
Segundo ela, 9 milhões de brasileiros utilizam tags para deslocamentos rodoviários.