Mini SUVs: saiba mais sobre esses carros que são sucesso no Brasil

Os SUVs sempre estiveram presentes no mercado brasieleiro. Um dos primeiros modelos lançados por aqui foi o inesquecível Rural Willys. Depois disso, vários modelos famosos surgiram nas décadas seguintes. Estes carros estão separados pelos mais diversos segmentos. No entanto, existe uma categoria que está pode crescer bastante por aqui nos próximos. Estamos falando dos Mini SUVs. Mas quem são eles? Veja aqui.

Mini SUVs
Caoa Chery Tiggo 3X (Foto: Divulgação/Caoa Chery)

Mini SUVs: saiba mais sobre esses carros que são sucesso no Brasil

É bastante fácil distinguir estes modelos dos outros. Normalmente, eles são conhecidos por serem os modelos mais em conta de suas linha. Além disso, muitos deles possuem menos de 4 metros de comprimento. Modelos deste tipo fazem bastante sucesso na Índia. Ainda mais porque eles pagam menos impostos que os outros. Neste caso, o benefício também vale para modelos que possuem um motor a gasolina até 1.200 cm³.

Mini SUVs
Fiat Pulse (Foto: Divulgação/Fiat)

Carros com motor a diesel até 1.300 cm³ também entram são beneficiados. Muitos modelos surgiram desde que esta lei entrou em vigor. E alguns deles podem atravessar o Oceano Atlântico para serem vendidos no Brasil. Por aqui, o mais próximo que temos destes veículos são o Caoa Chery Tiggo 3X Turbo e o Fiat Pulse. Ambos foram lançados durante este ano.

Além disso, estes carros já possuem um bom volume de vendas. E este segmento de Mini SUVs pode crescer nos próximos anos. Alguns modelos inéditos podem surgir em breve. Veja abaixo alguns deles.

Novo Citroën C3

Mini SUVs
novo Citroën C3 (Foto: Divulgação/Citroën)
novo Citroën C3 (Foto: Divulgação/Citroën)

A nova geração do Citroën C3 é o único destes modelos que já tem data para chegar. Segundo a montadora francesa, ele será lançado durante o primeiro trimestre e será feito na fábrica de Porto Real-RJ. O modelo, que é baseado na plataforma EMP2, faz parte da família C-Cubed. Os três componentes dela surgirão até 2024.

Dentre os elemtentos que chamam a atenção nele, podemos destacar os duplos chevron, o conjunto óptico e a central multimídia de 10 polegadas. Alguns elementos de seu visual foram inspirados em SUVs. Destaque para as grandes rodas, a altura livre do solo, as molduras das caixas de rodas na cor preta e as barras de teto. Ainda não há informações sobre a motorização.

Hyundai Venue

Hyundai Venue (Foto: Divulgação/Hyundai)
Hyundai Venue (Foto: Divulgação/Hyundai)

Outro modelo que pode chegar no próximo ano é o Hyundai Venue. Este já foi flagrado rodando em testes aqui no País e pode ser importado pela Caoa. O Venue foi lançado em 2019 e é basedo na plataforma K2. No Brasil, seria vendido a baixo do novo Creta. Ele mede 4,04 m de comprimento, 1,77 m de largura e 1,58 m de altura. Seu design se destaca por conta de sua enorme grade dianteira e pelos faróis.

Já o interior traz uma central multimídia de 8 polegadas. Este utilitário esportivo traz sobre o capô o motor Gamma II 1.6 16V. Ele pode gerar uma potência máxima de 123 cv e um torque de 15,6 kgfm . Ele está acoplado a uma transmissão automática IVT.

Nissan Magnite e Renault Kiger

Mini SUVs
Nissan Magnite (Foto: Divulgação/Nissan)
Nissan Magnite (Foto: Divulgação/Nissan)

Por fim, os brasieleiros podem contar com um dos minis-SUVs que são feitos sobre a plataforma CMF-A+. São duas possibilidades: o Nissan Magnite ou o Renault Kiger. O primeiro faz sucesso desde seu lançamento. O carro da Nissan surgiu em 2020 e já teve 72 mil unidades reservadas (30 mil entregues). Este carro traz um visual bastante interessante.

Destaque para as luzes de condução diurna, que são em LED e possuem um formato de L), e a grade dianteira. Na parte de dentro você encontra a central multimídia de oito polegadas. São duas opções de motorizações disponíveis: um motor 1.0 aspirado (72 cv de potência) e um 1.0 Turbo (100 cv de potência).

Mini SUVs
Renualt Kiger (Foto: Divulgação/Renault)
Renualt Kiger (Foto: Divulgação/Renault)

Já o Renault Kinger é um pouco mais recente. O veículo foi apresentado oficialmente no começo deste ano. Ele mede 3.991 mm de comprimento, 1.750 mm de largura e 1.600 mm de altura. O design é bastante semelhante ao novo Renault Kwid. Destaque para a grade dianteira e as lanternas em formato de “C”.

Por dentro o carro traz um central multimídia de oito polegdas e um painel de instrumentos digital de sete polegadas. A motorização é praticamente a mesma do seu primo Magnite. Sem falar que ambos se destacam por serem os mais baratos do mercado indiano.

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar