Mercedes-Benz Sprinter completa 20 anos
Veículo foi lançado inicialmente na Alemanha; no Brasil chegou em 1997
No início de 1995, um total de 500 veículos comerciais leves da então inédita família Sprinter, composta por vans de passageiros, furgões e chassis para transporte de cargas e prestação de serviços, saía da linha de montagem da fábrica da Mercedes-Benz em Dusseldorf, na Alemanha. Lá se vão 20 anos e mais de 2,8 milhões de unidades vendidas em mais de 130 países.
Com diversas opções e configurações – são mais de 50 modelos -, a linha, pertencente ao segmento das large vans (ou grandes vans), chegou ao Brasil em 1997, tendo sido comercializado até 2014 um volume superior a 113.000 unidades. Os veículos vendidos no mercado nacional são produzidos pela Mercedes-Benz Argentina.
Família
A família de veículos comerciais leves Sprinter é formada pelos modelos 311 CDI Street (PBT de 3,50 ton), 415 CDI (3,88 ton) e 515 CDI (5 ton). O furgão e o chassi Sprinter 311 CDI Street são registrados como caminhonetes e podem ser conduzidos por motoristas com carteira de habilitação CNH B. Eles têm permissão para circular livremente pelas vias das grandes cidades, mesmo em zonas de restrição, como na cidade de São Paulo.
De fábrica, já saem equipados com ESP Adaptativo 9i® (que integra os já conhecidos ASR, ABS, BAS e EBV), airbag do motorista, sistema de ar-condicionado, faróis de neblina, volante com ajuste de altura e profundidade, rádio CD/MP3, com conexão Bluetooth, fechamento central de portas, entre outros.
Foto: Divulgação