Conheça o novo sistema de multas e cuidado para não ser a próxima vítima

Provavelmente você já se deparou com os novos carros utilizados pela CET para identificar motoristas parados irregularmente nas ruas. Em breve, esses veículos que fazem parte de um novo sistema de multas, poderão registrar infrações. Veja.

Conheça o novo sistema de multas e cuidado para não ser a próxima vítima
Fiscalização está se modernizando nas principais cidades do país (Foto: Divulgação)

Novo sistema de multas

Até então, alguns novos veículos da CET andavam pelas ruas averiguando quais carros estacionam de forma irregular nas vagas destinadas à zona azul. 

Apesar dessa circulação já ocorrer há um tempo, esses veículos não possuem ainda autonomia para aplicar infrações aos motoristas flagrados irregularmente. 

VEJA TAMBÉM

Porém, ao que tudo indica, isso vai mudar em breve, já que os carros ‘’apontadores’’ poderão passar a multar de fato. 

Vale lembrar que atualmente os veículos equipados com tecnologia de satélite aprimorada realizam apenas a identificação dos motoristas em ação irregular e comunicam aos agentes responsáveis pela aplicação de multas. 

Assim, a fiscalização autorizada é solicitada para que o motorista infrator seja punido presencialmente. 

Dessa forma, caso você seja daqueles que já sabe como funciona a fiscalização e não se aflige pela presença dos novos carros da CET, será preciso rever isso para não ser punido. 

Novos CETs poderão multar

Caso seja regulamentado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), os novos veículos de fiscalização terão autonomia para multar os infratores de modo automático. 

A aplicação da infração seria realizada através do sistema de câmeras e GPS implementados nesses carros. 

Dessa forma, não seria mais necessário avisar aos agentes responsáveis pelas multas, já que a própria tecnologia agiria em prol do estado. 

O texto que sugere a mudança na regulamentação de trânsito foi encaminhado para consulta pública, para então começar a valer. 

Nova fiscalização

Com a permissão das aplicações de multas por meios automáticos instalados nos veículos da CET, passarão a estar disponíveis da companhia as fiscalizações tecnológicas por câmeras móveis, assim como câmeras fixas. 

Semáforos inteligentes

Não são somente os carros de fiscalização nas principais cidades do país que receberam atualizações tecnológicas para atuar. 

Na cidade de São Paulo, por exemplo, já estão sendo adotados os novos semáforos inteligentes, que poderão ser gerenciados de modo remoto. 

Dessa forma, a atualização faz com que os equipamentos de trânsito não sofram tanto com intervenções humanas ou mesmo fenômenos da natureza. 

Gervásio HenriqueJornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar