Melhor trimestre da história: carros eletrificados batem novo recorde de vendas

O mercado brasileiro de carros eletrificados estabeleceu um novo recorde de vendas no 1º trimestre de 2023. Veja os modelos mais vendidos.

O mercado brasileiro de carros eletrificados estabeleceu um novo recorde de vendas. No primeiro trimestre de 2023 foram emplacadas 14.787 unidades, o que representa um crescimento de 50% em relação ao mesmo período de 2022, quando foram vendidos 9.844 veículos. Foi o melhor trimestre de toda a série histórica da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), iniciada em 2012.

Veja mais detalhes sobre o recorde de vendas de carros eletrificados

Melhor trimestre da história: carros eletrificados batem novo recorde de vendas

Toyota Corolla Cross Hybrid foi o modelo mais vendido em março (Foto: Divulgação/Toyota)

O mês passado foi o melhor março da história, com 5.989 carros eletrificados vendidos, com alta de 55,5% na comparação commarço de 2022 (3.851). 

Já na comparação com o primeiro trimestre de 2021 (4.582 unidades vendidas), o desempenho do mercado de eletrificados em 2023 se destaca ainda mais, com aumento de nada menos do que 223%.

Os números confirmam o aquecimento do mercado de eletrificados leves no Brasil neste início de 2023. O total da frota desses veículos em circulação no Brasil, desde o início da série histórica, chegou a 141.291 unidades.

Os eletrificados leves incluem os veículos elétricos híbridos plug-in (BEV e PHEV) e os não plug-in (HEV), somando automóveis, comerciais leves, utilitários e SUVs.

Veículos plug-in

Melhor trimestre da história: carros eletrificados batem novo recorde de vendas

Volvo XC60, híbrido plug-in (Foto: Divulgação/Volvo)

Um importante destaque de março foi o crescimento das vendas dos veículos plug-in (que podem ser recarregados por conector externo), confirmando uma tendência dos meses anteriores.

Dos 5.989 emplacamentos de março, 2.172 foram de PHEV (híbridos plug-in) e 587 de BEV (elétricos 100% a bateria), totalizando 2.750 veículos plug-in no mês.

Esse total indica um crescimento expressivo de 194% desse segmento na comparação com o total de 939 elétricos plug-ins leves comercializados em março de 2022.

Já na comparação com fevereiro de 2023 (2.021), o crescimento dos plug-in foi de 36,5%.

Tais números são muito representativos para o mercado da eletromobilidade no Brasil, pois sinalizam uma maior confiança dos compradores com a tecnologia de veículos elétricos recarregáveis por conector externo. Essa confiança tem sido reforçada pelo aumento da infraestrutura de recarga.

Segundo a ABVE, havia em dezembro de 2022 um total de aproximadamente 2.950 eletropostos públicos e semipúblicos no País. A previsão dos empresários do setor é de que haverá pelo menos 10 mil dessas estruturas até 2025.

Híbridos flex

Melhor trimestre da história: carros eletrificados batem novo recorde de vendas

O híbrido flex Caoa Chery Tiggo 5x (Foto: Divulgação/Caoa Chery)

Os bons números do mercado de eletromobilidade no Brasil continuam sendo puxados pelos veículos elétricos híbridos não plug-in (HEV), especialmente os modelos flex.

Em março de 2023, foram 3.230 unidades emplacadas de veículos leves HEV no Brasil, sendo 2.272 híbridos flex (com a opção de etanol) e 958 híbridos a gasolina.

Em relação a fevereiro (2.273), os HEV cresceram de 42%, mantando com folga a liderança do mercado de veículos eletrificados no Brasil.

Ficou assim o ranking dos dez modelos eletrificados leves mais vendidos em março de 2023:

  1. Toyota Corolla Cross (HEV) – 1.184
  2. Toyota Corolla Altis (HEV) – 583
  3. Volvo XC60 (PHEV) – 504
  4. Caoa Chery Tiggo 5X (HEV) – 355
  5. Caoa Chery Tiggo 8 (PHEV) – 287
  6. BYD Song Plus (PHEV) – 205
  7. Toyota HAV4 (HEV) – 176
  8. Land Rover Discovery (PHEV) – 170
  9. Audi Q5 (PHEV) – 157
  10. Porsche Cayenne (PHEV) – 152
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

ASSISTA AGORA