O mercado brasileiro de veículos elétricos vive o seu melhor momento na história. Na esteira desse desenvolvimento, a montadora chinesa BYD tem visto suas estratégias ousadas, refletirem resultados satisfatórios rapidamente.
BYD disputa com gigantes pelo topo dos elétricos
De acordo com relatório divulgado pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) o mercado brasileiro de veículos elétricos vive um momento histórico.
Segundo levantamento da entidade, este foi o trimestre mais positivo deste segmento no país em todos os tempos, o que confirma o aquecimento do mercado de eletrificados leves no país neste início de ano.
VEJA TAMBÉM
Os números apontam para a alta do segmento de veículos elétricos em todas as suas categorias, seja ela híbrido plug-in (BEV e PHEV) ou não plug-in (HEV).
As categorias compreendem automóveis, comerciais leves, utilitários e SUVs.
Neste contexto, a fabricante de veículos elétricos chinesa BYD aparece como um dos destaques, sobretudo na relação com os modelos a bateria (BEVs) mais vendidos de março.
A montadora relativamente nova no país já concorre com adversários tradicionais, inclusive no segmento de veículos elétricos como Volvo e BMW.
O desempenho faz parte dos planos em escalada da marca para consolidação no mercado de veículos elétricos no país.
Veículos 100% elétricos mais vendidos em março
De acordo com dados divulgados pela ABVE, dos dez veículos elétricos a bateria (BEV) mais vendidos em março de 2023, dois foram da BYD.
Além disso, um deles foi o segundo mais vendido da categoria em todo o país, o BYD Yuan Plus com 85 emplacamentos.
O segundo modelo mais vendido da marca foi o BYD Tan, 10º colocado, fechando a lista com 15 unidades comercializadas.
O veículos elétrico a bateria mais vendido em março de 2023 foi o Volvo XC40 com 117 unidades negociadas. O terceiro modelo em comercializações foi o BMW IX com 47 vendas.
A lista completa tem ainda: Mini Cooper (4º com 40 vendas); JAC E-SJ1 (5º com 38 vendas); BMW IX3 (6º com 37 vendas); Volvo C40 (7º com 27 vendas); Porsche Taycan (8º com 24 vendas) e Audi E-Tron (9º com 23 vendas).
Índices históricos para o mercado de elétricos no Brasil
De acordo com a ABVE este foi o melhor trimestre da história para os veículos elétricos no país.
Desta maneira, o mercado brasileiro de veículos elétricos leves comemorou o emplacamento de 5.989 unidades só em março, o que representa um aumento de 55,5 % em relação ao mesmo período do ano passado.
Este foi o melhor mês de março e o segundo melhor mês de toda a série histórica desde 2012.