Maio Amarelo: como a Manutenção Preventiva pode auxiliar a segurança de todos
Com o fim de abril, se aproxima o mês do Maio Amarelo, com foco na segurança do trânsito. Veja como a manutenção preventiva pode ajudar!
O mês de maio está em vias de chegar e é neste período que a conhecida campanha Maio Amarelo tem seu início, não só no Brasil como no mundo.
Nesse sentido, confira como a manutenção preventiva do veículo pode auxiliar na segurança do trânsito.
Manutenção preventiva em meio ao Maio Amarelo
Maio. O quinto mês do ano marca a transição do primeiro trimestre do ano, mas também já está atrelado à campanha de trânsito Maio Amarelo.
É neste mês que o movimento do Observatório Nacional de Segurança Viária intensifica as recomendações e alertas que influenciam diretamente no trânsito do mundo todo desde 2014.
Como parte disso, mais uma vez, a manutenção veicular preventiva é naturalmente um dos focos da ação em 2024.
Confira a seguir como a revisão automotiva pode garantir um trânsito mais seguro para toda a população.
Impacto positivo da manutenção preventiva
Se obviamente os veículos são os principais elementos no trânsito brasileiro e mundial, os cuidados com eles, consequentemente, devem ser o maior alvo de cuidados.
Dessa forma, a atenção máxima aos carros define o que conhecidamente se tem como manutenção preventiva.
É este processo que prepara os veículos, independentemente do modelo, a trafegar nas vias públicas e se relacionar harmoniosamente com o restante da população.
Como não poderia ser diferente, realizar manutenções preventivas periódicas é crucial para evitar contratempos e sobrecarga dos sistemas viários, além de também significar, muitas vezes, economizar um bom dinheiro.
O que fazer na manutenção preventiva?
Na manutenção preventiva, alguns procedimentos são prioridade.
Segundo Leandro Leite, Coordenador de Assistência Técnica e Garantia da Nakata, fabricante de autopeças, procedimentos de inspeções são os fatores mais importantes, como:
-
Calibragem
-
Suspensão
-
Direção
-
Freio
-
Peças que compõem o sistema de segurança
-
Equipamentos de estabilidade e dirigibilidade
-
Filtros, óleos e lubrificantes
-
Pneus
-
Motor
-
Fluído do radiador
-
Sistema elétrico
Revisão automotiva: qual tempo?
Não há uma regra para essa caso, mas o ideal é que se faça uma revisão no veículo, pelo menos, de 6 em 6 meses ou ao atingir a marca de 10 mil km rodados após a última manutenção geral.
Isso vale sobretudo para quem utiliza o carro diariamente, ou seja, está mais propenso a danificar os componentes do veículo dado o uso frequente.
Para carros com mais de 5 anos de uso, a Nakata recomenda a visita ao mecânico em no máximo 7 mil km rodados.
Confira também: Agora é possível agendar a revisão do seu carro de maneira fácil pelo celular
Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.